Vacinação contra a dengue ampliada para crianças de 10 a 14 anos em São Paulo a partir desta quinta-feira: saiba mais!

A partir desta quinta-feira (10), a cidade de São Paulo passará a oferecer a vacinação contra a dengue para todas as crianças de 10 a 14 anos que residem ou estudam na capital. A medida abrange tanto alunos da rede pública quanto da rede particular de ensino. As vacinas serão disponibilizadas nas 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e também aos sábados, nas AMAs/UBSs integradas, nos mesmos horários.

Para receber a vacina, as crianças precisam estar acompanhadas por um responsável e apresentar documento de identidade, cartão de vacinação e comprovante de residência ou escolar. Além disso, é importante ressaltar que a criança não pode ter sido diagnosticada com dengue nos últimos seis meses. Todas as informações relacionadas à vacinação contra a dengue estão disponíveis na página “De Olho na Carteirinha” da Prefeitura de São Paulo.

A capital paulista recebeu um total de 177.679 doses do imunizante do Programa Nacional de Imunização (PNI), que foram distribuídas para os postos de saúde nesta terça-feira (9). O Secretário Municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, ressaltou a importância da participação dos pais e responsáveis no processo de imunização das crianças.

Até o momento, foram aplicadas 2.084 doses da vacina em UBSs dos distritos de Itaquera, localizado na zona leste, e Vila Jaguara, pertencente à zona oeste da cidade. São Paulo já registrou 39 mortes decorrentes da dengue neste ano, de acordo com dados do boletim de arboviroses da prefeitura. Os casos confirmados da doença ultrapassam a marca de 142 mil, com 76 bairros da cidade em estado de epidemia.

Diversas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue estão sendo realizadas na cidade, incluindo um investimento de R$240 milhões em reforço nas estratégias de prevenção. Medidas como a ampliação do horário de funcionamento das AMAs, contratação de mais médicos, aumento do número de agentes de saúde nas ruas e a inclusão de 3.200 agentes do Programa Operação Trabalho fazem parte desse pacote de ações.

A população também tem sido orientada a colaborar no combate ao Aedes aegypti, eliminando possíveis focos de proliferação do mosquito. Mais de 4.351.707 ações de combate ao vetor foram realizadas na capital, incluindo visitas domiciliares, vistorias em imóveis e nebulizações com drones.

No estado de São Paulo, mais de 245 óbitos relacionados à dengue foram registrados este ano, com outras 509 mortes ainda em investigação. Um total de 497 mil casos da doença foram confirmados, sendo 608 considerados graves. A prefeitura tem reforçado a importância da colaboração da população para evitar a propagação do mosquito transmissor e controlar a incidência da doença em todo o estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo