Hemoce promove Semana de Conscientização sobre Hemofilia com programação especial para pacientes e sociedade

Na última sexta-feira, 12 de abril de 2024, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) deu início à Semana Estadual de Conscientização sobre a Hemofilia, que irá se estender até o dia 17 de abril. A programação especial preparada pelo Hemoce inclui atividades educativas e informativas para pacientes e para a população em geral, com o intuito de chamar a atenção para essa condição genética rara que afeta a coagulação do sangue.

Com cerca de 600 pacientes de todas as faixas etárias recebendo atendimento no Hemoce, a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para a hemofilia é destacada, visando garantir a qualidade de vida dos indivíduos afetados pela doença. Até o dia 17 de abril, em alusão ao Dia Mundial da Hemofilia, diversas ações estão sendo realizadas em parceria com a Federação Brasileira de Hemofilia e hemocentros de todo o país.

A programação iniciou na primeira semana de abril na capital cearense, com oficinas de pintura e montagem de ovos de Páscoa para as crianças, além de palestras sobre planejamento familiar para os pais e pacientes adultos. Blitze educativas também estão sendo promovidas para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre os sintomas e o tratamento da hemofilia.

No próximo sábado, 13 de abril, a Praça das Flores receberá uma dessas ações informativas. Já no dia 17 de abril, o Hemoce promoverá uma oficina de atenção multidisciplinar à pessoa com hemofilia e uma aula prática sobre a importância da atividade física para esses pacientes.

A diretora de Hematologia do Hemoce, Luany Mesquita, ressalta a importância do diagnóstico precoce para garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes, reduzindo o número de sangramentos e suas sequelas. Com o protocolo de profilaxia instituído pelo Ministério da Saúde, a incidência de sangramentos tem diminuído, aumentando a qualidade de vida dos portadores de hemofilia.

O Hemoce é referência no tratamento da hemofilia, realizando exames de detecção da deficiência na coagulação e oferecendo acompanhamento multidisciplinar aos pacientes. Em Fortaleza, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com a farmácia da unidade funcionando 24 horas para a dispensação dos concentrados de fatores de coagulação. Além disso, o interior do Ceará conta com equipamentos regionais do hemocentro em Sobral, Crato, Iguatu e Quixadá, garantindo assistência especializada aos pacientes em todo o estado.

Dessa forma, a Semana Estadual de Conscientização sobre a Hemofilia promovida pelo Hemoce busca informar e sensibilizar a população para garantir o diagnóstico precoce e o tratamento adequado aos portadores dessa condição genética, visando uma melhor qualidade de vida e bem-estar para todos os pacientes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo