Comissão de Cultura discute inclusão do nome de João Cândido no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria em audiência na Câmara dos Deputados







Discussão sobre inclusão do nome de João Cândido no Livro dos Heróis da Pátria

18/04/2024 – 13:13

Geraldo Magela/Agência Senado

O Livro dos Heróis preserva os nomes de figuras que marcaram a história do Brasil

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados irá promover uma discussão crucial na próxima quarta-feira (24) a respeito do projeto de lei que visa incluir o nome de João Cândido Felisberto no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria (PL 4046/21).

A audiência está marcada para o plenário 10, tendo início às 15h30, a pedido do deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB).

“Desde o ano 2000, foram apresentados seis projetos de lei com o intuito de inserir o nome de João Cândido no Livro dos Heróis da Pátria, no entanto, todos foram arquivados ou retirados pelo autor”, ressalta Gilberto Silva.

João Cândido foi o líder da “Revolta da Chibata”, uma rebelião militar que ocorreu no Rio de Janeiro em 1910.

“Com o passar dos anos, as características do movimento no qual ele se destacou, uma revolta com demandas exclusivamente militares, foram reinterpretadas como uma questão racial, ideológica e de luta de classes”, critica Gilberto Silva.

“É evidente que precisamos de heróis, e em um país tão diverso como o Brasil, é fundamental que essa representatividade esteja refletida entre os nossos heróis”, declara o deputado, que em seguida questiona aqueles que consideram João Cândido um herói.

“Estamos pensando em incluir no Livro dos Heróis da Pátria o nome de um militar que utilizou, contra nossa população, canhões e modernos recursos militares, comprados com o dinheiro dos contribuintes para a defesa de nossa soberania?”, provoca.

Parecer favorável
O PL 4046/21, que já foi aprovado pelo Senado, conta com um parecer favorável da deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e aguarda votação na Comissão de Cultura.

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um documento que registra os nomes de personalidades que deixaram sua marca na história do Brasil. Ele está localizado no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Por Redação – ND


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo