Cogerh lança 12 Planos de Recursos Hídricos para regiões do Ceará em seminário de parceria com Programa Cientista Chefe

Na última quarta e quinta-feira, dias 17 e 18 de abril de 2024, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) realizou um seminário de lançamento dos Planos de Recursos Hídricos das regiões hidrográficas do Ceará, fruto de três anos de intensas pesquisas e discussões. Em parceria com o Programa Cientista Chefe e a Universidade Federal do Ceará, a Cogerh entregou à sociedade 12 planos de recursos hídricos, um para cada região hidrográfica do estado.

Esses planos são fundamentais para a gestão dos recursos hídricos e reúnem informações essenciais sobre ações, projetos, programas e investimentos prioritários. Com um planejamento de longo prazo, os planos abarcam um horizonte temporal compatível com a implantação de seus programas e projetos, visando garantir a efetividade das medidas propostas.

Durante o evento, o Diretor Presidente da Cogerh, Yuri Castro, ressaltou a importância de disseminar os planos para os habitantes das diversas regiões hidrográficas do estado, a fim de orientar as ações futuras. Além disso, as apresentações contaram com a presença do Secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, e do Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, Ramon Flávio Rodrigues, que destacaram a necessidade de incorporar os planos de recursos hídricos ao plano estadual e de mitigação dos efeitos da seca.

Ao longo de três anos de desenvolvimento, os planos passaram por diversas etapas, desde o diagnóstico até a elaboração de planos de ação, contando com a participação ativa dos Comitês de Bacias do Ceará. Durante o processo de construção dos planos, foram abordadas questões ambientais e estruturais de cada região, contemplando demandas como a construção de reservatórios e adutoras.

Além disso, a mesa de discussões contou com a presença de autoridades e especialistas no tema, como o ex-secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, e o superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira. A preocupação com a divulgação e implementação efetiva dos planos foi destacada, visando garantir a sustentabilidade e a segurança hídrica do estado do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo