Senado apresentará recurso contra suspensão da desoneração da folha de pagamento em decisão do STF após ação do governo.






Senado apresentará recurso contra decisão do STF que suspendeu desoneração da folha

Senado apresentará recurso contra decisão do STF que suspendeu desoneração da folha

O Senado vai apresentar nesta sexta-feira (26), por meio de sua advocacia, um recurso de agravo contra a decisão do Supremo Tribunal Federal que suspendeu trechos da Lei 14.784, de 2023. A lei prorrogou a desoneração da folha de pagamento de empresas e prefeituras até 2027. Ao anunciar a decisão em entrevista coletiva, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, deixou claro que a discordância é com a atitude do governo de “judicializar a política”.

Em uma posição de antagonismo em relação ao governo federal, Pacheco rebateu os argumentos da Advocacia-Geral da União (AGU) e ressaltou a importância do Supremo Tribunal Federal decidir com base na realidade.

A decisão liminar, concedida pelo ministro Cristiano Zanin, foi motivada pela Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7633, na qual o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, questiona a validade de dispositivos da lei. O principal argumento é a suposta inobservância da Constituição no que diz respeito ao impacto orçamentário e financeiro.

Pacheco defendeu que o impacto financeiro e orçamentário da lei foi claramente previsto e que a desoneração já existia desde 2011. Ele lembrou que uma decisão anterior do STF não viu inconstitucionalidade na prorrogação do benefício, já que o impacto financeiro foi considerado desde o início.

O senador Efraim Filho, autor do projeto que deu origem à lei, também se mostrou contrário à resolução do tema pela Justiça, argumentando que o Congresso fez sua parte ao aprovar o texto após amplo debate.

Aumento na arrecadação

Pacheco ressaltou o trabalho do Congresso Nacional que resultou em um aumento significativo na arrecadação do governo em 2023, destacando várias iniciativas que contribuíram para esse resultado. Ele enfatizou a importância do equilíbrio fiscal e ressaltou o papel do Congresso nesse processo.

Efeitos da decisão

A decisão de suspender a desoneração da folha de pagamentos afeta setores que são grandes empregadores, prejudicando a empregabilidade no país. Pacheco destacou a importância da desoneração para os pequenos municípios e argumentou que é necessário debater como aumentar a arrecadação sem prejudicar os contribuintes.

Tentativas anteriores

O embate sobre a desoneração da folha vem ocorrendo desde a aprovação do projeto de lei, passando por vetos do governo, derrubada desses vetos pelo Congresso e diversas tentativas de reversão da medida. O assunto continua em discussão no Congresso, evidenciando a complexidade e a importância do tema para a economia do país.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo