A Boeing anunciou que voltará a entregar o modelo 737 MAX na China, após uma suspensão de dois anos.





China Southern será a primeira companhia aérea a receber os novos Boeing 737 MAX

A Boeing espera retomar nas próximas semanas as entregas do 737 MAX para clientes da China, após um hiato de quatro anos, segundo informações divulgadas hoje (25), pela agência Bloomberg.

A China conta atualmente com uma frota de 97 737 MAX, com cerca de 90% deles ativos em doze companhias aéreas. A Boeing tem mais de 130 aviões do modelo estocados destinados à clientes chineses, avaliados em cerca de US$ 15 bilhões considerado os preços de tabela.

Maior cliente no país com 24 unidades, a China Southern deve ser a primeira a receber os novos aviões. A transportadora com sede em Guangzhou, liderou a retomada dos voos com o MAX entre as as companhias chinesas em janeiro deste ano.

O recebimento de novos 737 MAX segue recomendações da Administração de Aviação Civil da China (CAAC), publicadas no último mês de abril. Os reguladores incluiram atualizações no treinamento e nas informações técnicas da popular aeronave de fuselagem estreita.

A China foi o primeiro país a suspender as operações com o 737 MAX, depois de dois acidentes fatais nos anos de 2018 e 2019, ocorridos respectivamente na Indonésia e na Etiópia.

O reinício das entregas abre caminho para novas oportunidades no mercado chinês, um dos maiores da aviação comercial. A Boeing estima que as companhias aéreas chinesas necessitarão de cerca de 8.500 novos aviões nos próximos vinte anos.

A carteira de pedidos do 737 MAX acumula 4.339 encomendas não atendidas em todo mundo. A versão base MAX 8 concentra 2.751 pedidos não atendidos, seguida pela variante -10, a maior aeronave do programa possui 810 encomendas.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo