A viúva de Marielle Franco denuncia ter sido ameaçada com estupro “corretivo”.

A vereadora do Rio de Janeiro, Monica Benicio, viúva de Marielle Franco, vereadora assassinada em 2018, prestou uma denúncia à polícia nesta terça-feira, 22, alegando ter recebido uma ameaça de estupro via internet. O caso foi registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que irá realizar investigações para identificar o autor da mensagem.

De acordo com informações fornecidas por Monica, a ameaça foi recebida no último dia 14, através de seu e-mail oficial utilizado como vereadora. O autor se identificou como Astolfo Bozzônio Rodrigues e afirmou ser doutor em Psicologia pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

A vereadora não tem certeza se essa é a verdadeira identidade do autor da ameaça, porém, foi possível identificar uma conta vinculada a esse nome na rede social X (antigo Twitter) que apresentava publicações com teor homofóbico.

A mensagem recebida pela vereadora tinha um conteúdo lesbofóbico. O autor afirmou que ser uma mulher lésbica é uma aberração e o estupro seria uma forma de “corrigir” a preferência sexual da vítima. Monica relatou a violência contida na mensagem, algo extremamente perturbador não apenas para uma mulher lésbica, mas também para todas as mulheres. Ela ressaltou a importância de destacar que ser lésbica não é uma doença e que o estupro corretivo é um crime.

A vereadora revelou que vem sofrendo ameaças desde 2018, quando se tornou conhecida nacionalmente devido à morte de Marielle. No entanto, esta foi a primeira vez que recebeu uma mensagem tão agressiva.

A Polícia Civil está empenhada em identificar o computador de onde a mensagem foi enviada e o autor responsável por ela. Por enquanto, os crimes investigados são racismo, ameaça, intolerância e violência política de gênero.

Essa ameaça chocante sofrida por Monica Benicio evidencia a persistência da violência e do preconceito contra a comunidade LGBTQIA+ no Brasil. A necessidade de combater e denunciar esses crimes é essencial para garantir o respeito, a dignidade e a segurança de todas as pessoas. Esperamos que as autoridades responsáveis tomem as medidas cabíveis para garantir que o autor dessa ameaça seja levado à justiça.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo