Censura do governo polonês cancela participação de artista na Bienal de Veneza em meio a polêmica.




Polêmica na Bienal de Veneza: artista polonês Ignacy Czwartos alega censura do governo

Polêmica na Bienal de Veneza: artista polonês Ignacy Czwartos alega censura do governo

O renomado artista Ignacy Czwartos acusa o governo da Polônia de censura após ter seu projeto cancelado na Bienal de Veneza, um dos eventos mais importantes do mundo no cenário artístico. O pintor havia sido selecionado para representar o país com sua obra “Experiência Polonesa na Tragédia: Entre Alemanha e Rússia”.

Segundo Czwartos, a escolha de sua obra para representar a Polônia ocorreu por meio de uma competição aberta quando o partido conservador PiS (Lei e Justiça) estava no comando de Varsóvia, capital do país europeu. No entanto, o Ministério da Cultura, agora sob comando de Donald Tusk, da oposição liberal, decidiu cancelar a participação do artista na Bienal.

De acordo com o próprio Czwartos, o contrato entre ele e a Galeria Zachęta, responsável pela exposição, já havia sido assinado. No entanto, em 29 de dezembro, o novo Ministro da Cultura, Bartłomiej Sienkiewicz, interrompeu o projeto, sem apresentar justificativas que, na visão do artista, configuram censura e vão contra a regulamentação em vigor.

O artista alega que a seleção de sua obra ocorreu de forma legal, e a decisão de cancelamento representa uma interferência indevida por parte do governo polonês. Por outro lado, o Ministério da Cultura polaco divulgou um comunicado afirmando que substituiu o projeto depois de analisar os procedimentos do concurso para a exposição, sem entrar em detalhes sobre as razões da substituição.

Diante da polêmica, a Polônia será representada na Bienal de Veneza pelo coletivo ucraniano Open Group, que apresentará um vídeo gravado em um campo de refugiados na Ucrânia em vez da obra de Czwartos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo