Crise no mercado do vinho de Bordeaux leva viticultores a destruir milhares de hectares de vinhedos na França.







Crise no Vinho Francês

Crise no Vinho Francês: Viticultores de Bordeaux enfrentam colapso no consumo

Publicado em 15 de março de 2022

O mercado de vinho francês, especialmente o da região de Bordeaux, está passando por uma crise sem precedentes. Viticultores locais têm enfrentado dificuldades devido à drástica diminuição no consumo da bebida, o que levou o Ministério da Agricultura francês a lançar um plano para lidar com a situação.

O plano inclui a destruição de milhares de hectares de vinhedos como forma de diminuir a produção e, consequentemente, reduzir o excedente de vinho no mercado. Em janeiro deste ano, mais de 1.300 produtores relataram estar passando por dificuldades, representando quase um terço dos profissionais do departamento da Gironde, principal região produtora de vinho de Bordeaux, de acordo com a Câmara de Agricultura local.

O impacto da crise é evidente, com mais de um quarto dos viticultores planejando encerrar suas atividades e arrancar completamente suas vinhas. Essa é uma medida extrema, mas muitos desses produtores não veem alternativas viáveis para enfrentar a situação atual. Além disso, a falta de perspectiva de recuperação do mercado tem levado esses profissionais a considerar abandonar a indústria do vinho.

A crise no consumo de vinho de Bordeaux levanta preocupações não só para os produtores locais, mas também para a economia regional como um todo. A região de Bordeaux é conhecida mundialmente por seus vinhos de alta qualidade, e o colapso do mercado tem o potencial de impactar não apenas as finanças dos viticultores, mas também o turismo e a reputação da região como um grande produtor de vinho.

Medidas de apoio estão sendo discutidas, incluindo apoio financeiro e consultoria para os viticultores em dificuldades. No entanto, a recuperação do mercado de vinho de Bordeaux permanece incerta, deixando muitos no setor preocupados com o futuro.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo