Dez dicas respaldadas pela ciência para uma alimentação saudável e equilibrada no ano novo






Dez dicas respaldadas pela ciência para te acompanhar no ano novo

Dez dicas respaldadas pela ciência para te acompanhar no ano novo

Como repórter de saúde que tem acompanhado as notícias sobre nutrição há décadas, já vi muitas tendências que fizeram sucesso e depois desapareceram. Lembra-se do olestra (uma gordura artificial que combina componentes naturais vegetais), da dieta paleolítica e do suco de aipo?

Ao observar o suficiente de modismos alimentares virem e irem embora, você percebe que a orientação nutricional mais valiosa é construída em décadas de pesquisa, na qual os cientistas analisaram uma questão por várias perspectivas e chegaram a algo como um consenso.

Aqui estão dez dicas respaldadas pela ciência para te acompanhar no ano novo.

1 – A dieta mediterrânea realmente é tão boa para você

Décadas de pesquisa apoiam a dieta mediterrânea —que é centrada em frutas e vegetais, grãos integrais, legumes, azeite de oliva, nozes, ervas e especiarias— como uma das maneiras mais saudáveis de se alimentar. Seus benefícios para a saúde do coração são numerosos, e ela tem sido associada a um menor risco de diabetes tipo 2, declínio cognitivo e certos tipos de câncer.

2 – Beber café de estômago vazio é ok

Algumas pessoas podem ter azia, mas não há evidências de que beber café de estômago vazio possa danificar sua mucosa gástrica ou prejudicar seu sistema digestivo, dizem os especialistas. E há motivos para se sentir bem com sua bebida matinal: beber café tem sido associado a uma vida mais longa e a um menor risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

10 – É desafiador separar mitos nutricionais de fatos

Os mitos sobre nutrição tendem a persistir na cultura americana e em nossas mentes, nos deixando confusos e, às vezes, até ansiosos em relação às nossas decisões alimentares.

Este artigo foi originalmente publicado no The New York Times.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo