Estudo de Harvard aponta que uma porção de arroz branco tem efeito similar ao de ingerir açúcar, afetando a glicemia.




Estudo revela: arroz branco tem efeito semelhante ao açúcar no organismo

Estudo revela: arroz branco tem efeito semelhante ao açúcar no organismo

Um recente estudo conduzido por pesquisadores da renomada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, traz à tona informações preocupantes sobre o consumo de arroz branco. De acordo com a pesquisa, comer uma porção desse alimento refinado pode ter um efeito praticamente equivalente ao da ingestão de açúcar, resultando em um rápido pico de glicemia no sangue.

continua após publicidade

A explicação para esse fenômeno está no processo de industrialização do arroz branco, que resulta na remoção da casca, do farelo e do germe do grão. Isso acarreta na perda de fibras, vitaminas e minerais, deixando o alimento com uma elevada quantidade de amido, rico em carboidratos.

Para indivíduos que sofrem de diabetes, o consumo de arroz branco pode ser especialmente prejudicial, uma vez que essas pessoas precisam monitorar constantemente os níveis de açúcar no sangue.

O estudo, publicado em abril deste ano, ressalta que a quantidade total de carboidratos ingerida em uma refeição ou lanche é determinante para os efeitos do açúcar no sangue. Um aspecto importante para a escolha de alimentos é o seu índice glicêmico (IG), que indica a rapidez com que o açúcar presente na alimentação chega à corrente sanguínea e afeta os níveis de glicose.

continua após publicidade

Além do arroz branco, outros alimentos com alto índice glicêmico incluem o pão branco, a maioria dos biscoitos, bolos, croissants e cereais matinais embalados. Todos esses alimentos podem levar a um rápido aumento nos níveis de insulina e glicose.

Com essa importante descoberta, é essencial que as pessoas estejam atentas à qualidade dos alimentos que consomem, especialmente aquelas que buscam manter uma alimentação equilibrada e saudável.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo