Estudo global aponta mais de 362 milhões de animais em situação de abandono, com mais de 30 milhões no Brasil, revela Mars Petcare




Artigo sobre abandono de animais

Abandono de animais: um panorama global e local

No Brasil e em diversos países ao redor do mundo, cães e gatos são constantemente desafiados a sobreviver nas ruas, enquanto outros aguardam por uma oportunidade em abrigos superlotados. Um estudo realizado pela Mars Petcare revela que mais de 362 milhões de animais estão em situação de abandono, com mais de 30 milhões apenas no Brasil.

O Índice de Abandono Animal, que será divulgado nesta quinta-feira, coincide com o Dia Nacional dos Animais, e traz dados alarmantes sobre a realidade desses animais. De acordo com o relatório, aproximadamente 35% dos cães e gatos estão vivendo nas ruas ou em abrigos, com cerca de 30,2 milhões de animais em situação de abandono somente no Brasil.

A Mars Petcare destaca a importância de ações embasadas para combater o abandono de animais e garantir sua qualidade de vida. O estudo, que envolveu mais de 20 países, incluindo o Brasil, buscou dados de diversas fontes para compreender a falta de moradia para animais de estimação.

Os números revelam que, globalmente, existem 143 milhões de cães e 203 milhões de gatos vivendo nas ruas, com 12 milhões de cães e 4 milhões de gatos em abrigos. No Brasil, 177.600 cães e 7.400 gatos estão em abrigos, sendo que apenas 28% dos cães e 53% dos gatos são castrados, o que pode resultar em ninhadas não planejadas e agravar o problema do abandono.

Gustavo Bruno, gerente geral da divisão de Pet Nutrition da Mars Petcare, ressalta a importância de novas ações para melhorar a vida dos animais de estimação. Ele destaca que cada ação pode ter um grande impacto, desde a promoção da guarda responsável até mudanças nas políticas públicas.

Por sua vez, Pierre Wagner, gerente geral da Royal Canin, division da Mars Petcare, enfatiza que o estudo ajuda a compreender melhor os fatores que influenciam o abandono de animais e apoiar em intervenções que levem a mudanças positivas nesse cenário.

O abandono de animais é uma questão complexa, e os dados levantados nesse estudo podem contribuir para o desenvolvimento de ações eficazes e políticas voltadas para a proteção e cuidado desses pets indefesos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo