França proíbe uso de termos como “presunto” e “filé” para produtos de origem vegetal em novo decreto alimentar.




Decisão Francesa Proíbe Nomes de Carnes em Produtos Vegetais

Decisão Francesa Proíbe Nomes de Carnes em Produtos Vegetais

O governo da França anunciou, nesta terça-feira (27), a publicação de um decreto que restringe o uso de termos como “presunto”, “filé” e “entrecôte” para se referirem exclusivamente a produtos de origem animal. Essa medida gerou polêmica e dividiu opiniões sobre a regulamentação de produtos vegetais que imitam carnes tradicionais.

A decisão foi tomada após pressão do setor da carne, que alegou que termos como “presunto vegetal”, “linguiça vegana” e “bacon vegetariano” poderiam confundir os consumidores. Com isso, também ficam proibidos o uso dos termos lombo, escalope, bife e peito para designar produtos à base de proteínas vegetais.

Apesar de a medida visar esclarecer os consumidores, defensores do veganismo e vegetarianismo criticaram a restrição, argumentando que os nomes tradicionais permitem que pessoas que optam por uma dieta baseada em plantas tenham opções semelhantes às carnes de origem animal.

O debate sobre a regulação de produtos vegetarianos e veganos não é exclusivo da França. Em outros países, como o Brasil, também surgem discussões sobre a rotulagem e a nomenclatura adequada para esses alimentos, visando proteger o consumidor e garantir transparência nas informações nutricionais.

Por fim, a decisão francesa levanta questões sobre a liberdade de expressão e o direito dos produtores de alimentos vegetais em comercializarem seus produtos de forma clara e atrativa para o público. Será interessante observar como essa regulamentação impactará o mercado de produtos sem ingredientes de origem animal.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo