Governo Lula destinou R$ 3,6 milhões em publicidade para o programa de Ratinho no SBT em 2023, superando concorrentes.






Governo Lula destina verba publicitária significativa ao programa do Ratinho


Governo Lula destina verba publicitária significativa ao programa do Ratinho

O governo do ex-presidente Lula, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), direcionou, no ano passado, uma quantia considerável em anúncios publicitários para o programa apresentado por Carlos Roberto Massa, mais conhecido como Ratinho, no SBT. Os valores atingiram a marca de pelo menos R$ 3,6 milhões, tornando-se a maior distribuição para atrações de auditório em 2023.

Essa decisão de investimento mostra a estratégia do governo em atingir públicos específicos por meio dos programas de televisão. Além do Ratinho, outras atrações também receberam verbas consideráveis, como o Domingão com Huck, Encontro, Silvio Santos e Hora do Faro.

Em publicações nas redes sociais no ano de 2020, o atual chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, ministro Paulo Pimenta, fez críticas à publicidade do governo Bolsonaro no programa do Ratinho. Em uma das postagens, Pimenta fez referência a Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista, ao comentar sobre a veiculação de anúncios. Posteriormente, o ministro justificou a decisão de manter a publicidade no programa devido ao alcance do mesmo.

Apesar das críticas recebidas, a escolha de investimento em programas como o do Ratinho é explicada pela abrangência do público alvo desejado. O ministro Pimenta ressaltou que a definição dos planos de mídia é realizada pelas agências, levando em consideração o perfil do público a ser atingido. Dessa forma, a escolha pelo programa do Ratinho se deve ao seu alto índice de audiência entre as classes C, D e E.

É importante ressaltar que o programa do Ratinho tem recebido críticas por declarações controversas feitas pelo apresentador, como comentários preconceituosos e atritos com setores da esquerda. Procurados para comentar sobre as campanhas do governo, o SBT e o próprio Ratinho optaram por não se manifestar.

Além dos anúncios publicitários, o programa do Ratinho também contou com investimentos em merchandising, onde o apresentador faz a leitura das propagandas. Essa estratégia de comunicação tem sido utilizada para a divulgação de diversas campanhas governamentais.

Em resumo, a destinação dos recursos publicitários para o programa do Ratinho reflete a importância da televisão como meio de comunicação para alcançar diferentes segmentos da população, mesmo diante de polêmicas envolvendo o apresentador e o conteúdo do programa.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo