Israel retira reservistas de Gaza após 87 dias de guerra para reativar economia





Tropas de Israel começam a ser retiradas de Gaza após 87 dias de conflito

Após 87 dias desde o início da guerra, Israel iniciou a retirada de suas tropas de campo em Gaza. O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, anunciou que milhares de reservistas convocados de urgência serão retirados de Gaza, a fim de reativar a economia do país, que sofre os efeitos de três meses de combates.

Recrutamento de reservistas inédito

Israel recrutou inicialmente 300 mil reservistas, o que corresponde a cerca de 10 a 15% de sua força de trabalho. Essa ação inédita na história do país levou milhares de trabalhadores e estudantes a se ausentarem de seus empregos e estudos.

Terceira fase da guerra

Segundo o analista militar Nir Dvori, do Canal 12 da TV israelense, cinco brigadas, sendo duas de reservistas e três de soldados da ativa, serão retiradas de Gaza nos próximos dias. Os reservistas poderão ser reconvocados caso necessário, enquanto os soldados da ativa serão realocados em parte para a fronteira Norte de Israel, onde as tensões entre Israel e a guerrilha libanesa Hezbollah estão aumentando.

A retirada das tropas brigadas não foi uma surpresa, já que as autoridades israelenses haviam anunciado previamente que a guerra, com o objetivo de desmantelar as capacidades paramilitares do Hamas, teria três fases e duraria muitos meses ou até anos.

A primeira fase foi marcada pelo bombardeio da Força Aérea, seguido pela entrada das forças terrestres na segunda fase. Agora, a terceira fase da guerra consistirá em uma presença militar reduzida com ações pontuais para buscar líderes do Hamas e destruir centros de ataque, como túneis subterrâneos e arsenal de foguetes.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo