Já considerou o risco do investimento imobiliário?

Recentemente, um indivíduo teve uma experiência inesperada ao perder mais de 40% do valor de um apartamento usado em apenas um ano. Essa situação levanta a questão sobre os riscos envolvidos no mercado imobiliário, algo que muitas pessoas ignoram ou subestimam.

Muitas vezes, quando falo sobre os riscos desse setor, sou criticado por aqueles que tiveram sucesso em seus investimentos imobiliários. Eles argumentam que a renda fixa é menos arriscada e oferece um melhor equilíbrio entre retorno e risco. No entanto, como já mencionei antes, o fato de ter tido sucesso em um investimento não elimina o risco.

Normalmente, as pessoas que tiveram perdas em seus investimentos não compartilham suas histórias, por razões óbvias. No entanto, já recebi relatos de pessoas que enfrentaram dificuldades nesse mercado. Um exemplo é o de um amigo próximo que comprou imóveis em lançamento de uma incorporadora que acabou quebrando, resultando em uma batalha judicial de mais de 10 anos.

É curioso observar como alguns investidores têm receio de investir em um CDB com garantia do FGC, mas não hesitam em comprar um imóvel na planta por mais de R$ 1 milhão, de uma incorporadora que sequer apresenta um balanço público ou auditado. Essa atitude demonstra uma grande coragem ou até mesmo ignorância, uma vez que nem sempre as coisas saem conforme o planejado.

Um caso recente relatado pela Folha de São Paulo chamou a atenção para outro risco do mercado imobiliário. Moradores de uma região que costumava estar distante da Cracolândia, agora têm observado os preços de seus imóveis despencarem. Essa região, que outrora rivalizava com bairros conceituados, como Faria Lima, Moema, Higienópolis e Paulista, agora se encontra em uma situação preocupante.

Esses são apenas alguns dos muitos riscos envolvidos na aquisição de imóveis. Muitos investidores desconhecem esses riscos e não têm ideia de como eles podem afetar seu patrimônio. Conhecer os riscos do mercado imobiliário é tão importante quanto ler a bula de um remédio. No entanto, muitos preferem não se aprofundar nessa questão e acabam tomando decisões precipitadas.

Diante disso, fica a pergunta: qual seria a proporção máxima de um portfólio que seria adequada para alocar em um ativo que pode perder de 10% a 30% do seu valor em um ano? É por isso que afirmo com convicção que os investimentos de renda fixa são muito mais seguros e adequados para investidores conservadores do que a aquisição de imóveis.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor. Para entrar em contato com ele, envie um e-mail ou acompanhe suas lições de investimentos no Instagram.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo