Mercado de café em alerta: calor extremo no Brasil e seca no Vietnã impulsionam alta nos futuros em Londres.




Artigo sobre o aumento no preço do café robusta

Futuros de café robusta em Londres negociados em forte alta devido ao calor extremo no Brasil e a seca no Vietnã

Os futuros de café robusta em Londres estão em forte alta devido ao calor extremo no Brasil e à seca no Vietnã, aumentando preocupações sobre o abastecimento global do grão. O preço do robusta saltou até 2,9% nesta segunda-feira, atingindo US$ 2.491 a tonelada, após um aumento de 2,1% na semana passada.

O calor excessivo no Brasil está afetando tanto as áreas de arábica quanto as regiões que produzem o café robusta, também conhecido como conilon. A situação representa uma ameaça à próxima safra, já que as altas temperaturas podem murchar as folhas das plantas de café e prejudicar o desenvolvimento dos frutos. Segundo a meteorologista Nadiara Pereira, da Climatempo, temperaturas próximas de 40ºC são esperadas para a maioria das regiões produtoras do Brasil nesta semana.

No Vietnã, maior produtor de café robusta depois do Brasil, a seca relacionada ao El Niño também está contribuindo para a escassez do grão. Com a oferta já restrita, a situação climática no país intensifica as preocupações em relação ao abastecimento global de café robusta.

Enquanto isso, no caso do café arábica, a maioria dos analistas espera que o Brasil aumente a produção no próximo ano devido a chuvas favoráveis. No entanto, o calor acima da média é motivo de preocupação, de acordo com Marcelo Moreira, da Archer Consulting.

Os futuros de arábica também subiram até 1,5% em Nova York, registrando um aumento de mais de 15% em um mês. Investidores que estão cobrindo posições vendidas impulsionaram o aumento no preço do grão, enquanto o declínio dos estoques da bolsa e o vencimento de opções na última sexta-feira também contribuíram para a volatilidade do mercado de café arábica.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo