Meta bane contas do aiatolá Ali Khamenei do Facebook e Instagram por “violência” contra Israel






Meta bane contas do aiatolá Ali Khamenei do Facebook e Instagram

Gigante americano Meta bane contas do líder supremo do Irã do Facebook e Instagram

No dia 8 de outubro, o gigante americano Meta, proprietário do Facebook e do Instagram, anunciou a remoção das contas do aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, das duas redes sociais. De acordo com a empresa, a justificativa para a exclusão foi a violação das políticas de conteúdo.

Um porta-voz da Meta afirmou à agência de notícias AFP que as contas foram removidas “por violarem repetidamente nossa política sobre organizações e indivíduos perigosos”. A decisão veio após Khamenei se manifestar nas redes sociais em relação aos ataques do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro.

O líder supremo do Irã culpou os israelenses pelos ataques, afirmando que “Sionistas ditatoriais, vocês não podem se recuperar da derrota de 7 de outubro”. Ele também acusou Israel de cometer um genocídio de palestinos na Faixa de Gaza e instigou seus aliados, como o Hamas, a agir contra Tel Aviv.

Apesar de o funcionário da Meta não ter mencionado a guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, a empresa vinha enfrentando cobranças sobre as declarações de Khamenei. A justificativa para a suspensão das contas baseou-se na regra que proíbe a presença nas plataformas de “organizações ou indivíduos que proclamam uma missão violenta ou estejam envolvidos em violência” com o objetivo de prevenir e interromper danos no mundo real.

Lá fora

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo