Presidente de esquerda da Guatemala enfrenta desafios em seu primeiro mandato e pede fim de mobilização indígena após 106 dias.

Novo presidente da Guatemala assume o desafio de combater corrupção no país

Em meio a uma posse marcada por tensões e protestos, o novo presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, assumiu o desafio de combater a corrupção no país. Em seu discurso de posse, Arévalo afirmou que enfrentaram situações tensas e complexas, mas que estavam determinados a fazer uma luta profunda contra a corrupção em seu país, apesar do temor de retrocessos e autoritarismo. Ele recebeu apoio de outros líderes latino-americanos, incluindo os presidentes do Chile, Paraguai, Costa Rica e o rei da Espanha, Felipe VI, enquanto o Brasil foi representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Quem é Bernardo Arévalo

Nascido em 1958, Arévalo é o primeiro presidente de esquerda da Guatemala desde o governo de seu pai, Juan José Arévalo (1945-1951). Após uma eleição conturbada em 2023, ele se tornou o primeiro presidente nascido fora do país, visto que veio ao mundo em Montevidéu, capital do Uruguai, onde sua família ficou exilada após o golpe de Estado contra o sucessor de seu pai, Jacobo Árbenz, em 1954.

Em sua jornada à presidência, Arévalo superou políticos tradicionais e enfrentou ações do Ministério Público para questionar a legalidade de seu partido, o Movimento Semente. Após a posse, Arévalo e a vice-presidente Karin Herrera foram até um acampamento permanente em frente à sede do Ministério Público para pedir aos acampados que voltassem a suas casas, encerrando um período de 106 dias de mobilização permanente.

A posse de Bernardo Arévalo marca um momento importante para a Guatemala, com a promessa de um governo que quer lutar contra a corrupção e promover mudanças significativas no país. Resta aguardar os desdobramentos e as ações do novo presidente para cumprir suas promessas e transformar a Guatemala.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo