Presidente do Irã acusa Israel de cometer crime contra a humanidade em discurso na Praça Azadi em Teerã





Conflito em Gaza

Presidente do Irã acusa EUA e Israel de crime contra a humanidade

Durante um discurso na Praça Azadi (“Liberdade”), na capital Teerã, o presidente do Irã, Raisi, acusou os Estados Unidos e alguns países ocidentais de apoio ao que chamou de “crime contra a humanidade” em Gaza. Ele também afirmou que Israel violou centenas de declarações, resoluções e acordos internacionais, referindo-se ao conflito entre Israel e Palestina.

Raisi ainda destacou o papel do Irã como um dos principais apoiadores do Hamas, o movimento islamista palestino envolvido na guerra desencadeada em outubro. De acordo com dados oficiais israelenses, o conflito já causou mais de 1.160 mortes, a maioria civis.

Em resposta aos ataques do Hamas, Israel prometeu “aniquilar” o grupo, que considera uma organização terrorista. O Exército israelense lançou uma ofensiva que, segundo o Ministério da Saúde do Hamas, resultou na morte de mais de 28 mil pessoas em Gaza, a maioria civis.

O discurso de Raisi ocorreu em um momento de grande mobilização na Praça Azadi, onde milhares de pessoas seguravam retratos do “líder supremo” do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, do fundador da República Islâmica, o aiatolá Ruhollah Khomeini, e do general Qasem Soleimani, morto em um ataque dos EUA em 2020.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo