Presidente do Peru é destituído e substituído pela primeira mulher a governar o país em meio a crise política.




Caos no Peru

Caos no Peru: Presidente incita revolta ao tentar fechar o Congresso

O dia 7 de dezembro de 2022 ficará marcado na história do Peru como o dia em que o presidente Pedro Castillo tentou realizar um golpe de estado ao dissolver temporariamente o Congresso e instaurar um governo de exceção. A tentativa, no entanto, não foi bem sucedida e culminou na destituição de Castillo.

Após a frustrada tentativa de dissolver o Congresso, o legislativo peruano analisou a moção de impeachment contra o presidente e aprovou sua destituição, com mais de 100 votos favoráveis. Em seu lugar, a vice-presidente Dina Boluarte tomou posse e se tornou a primeira mulher a governar o Peru.

Apesar disso, o ex-presidente não aceitou sua destituição e tentou buscar refúgio na embaixada do México em Lima. No entanto, sua tentativa foi frustrada, ele foi preso e teve prisão preventiva decretada pela Justiça, com um prazo de 18 meses até o julgamento da denúncia por “atentado contra as instituições do Estado”.

A prisão de Castillo gerou controvérsia e seu julgamento é aguardado com grande expectativa no país. Os advogados do ex-presidente pedem sua restituição, alegando inconstitucionalidade na decisão do Congresso que levou ao seu fim de mandato.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo