Previsão do Tempo: Carnaval em São Paulo terá calor intenso durante o dia e pancadas de chuva ao final da tarde






Previsão do tempo para o Carnaval em São Paulo

Previsão do tempo para o Carnaval em São Paulo

O Carnaval em São Paulo promete ser marcado por dias de intenso calor, com a possibilidade de chuvas rápidas no final das tardes, típicas do verão. É o que indica a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

De acordo com Adilson Nazário, técnico em meteorologia do CGE, as simulações mais recentes apontam que os próximos dias serão característicos do verão, com a combinação de calor e umidade gerando nuvens de chuva e pancadas isoladas entre o meio da tarde e o início da noite. No entanto, as precipitações serão pontuais e mal distribuídas, com baixo potencial para alagamentos. As temperaturas estarão elevadas, podendo ultrapassar os 30°C durante a tarde.

Na quinta-feira, 8 de fevereiro, o sol deve predominar entre poucas nuvens desde o amanhecer, favorecendo a elevação das temperaturas. A mínima esperada é de 19°C, enquanto a máxima pode chegar aos 30°C durante a tarde. Pancadas de chuva isoladas são esperadas entre o final do dia e o início da noite na região metropolitana.

A previsão para sexta-feira, sábado e domingo é semelhante, com sol durante o dia e nenhuma previsão de chuva à noite. Adilson Nazário alerta para a importância do uso de protetor solar e hidratação adequada para os foliões que aproveitarão os blocos de rua. Além disso, é recomendado levar uma capa de chuva e evitar se abrigar embaixo de árvores ou em estruturas metálicas durante as chuvas.

O CGE aponta que na terça-feira, 13 de fevereiro, uma frente fria se aproximará, provocando chuvas mais generalizadas a partir do fim da tarde até a noite. A madrugada da Quarta-Feira de Cinzas, 14 de fevereiro, também deve ser chuvosa. As chuvas devem continuar na quinta-feira, 15 de fevereiro, de forma intermitente e com intensidade de leve a moderada. Na sexta-feira, 16 de fevereiro, a previsão é de mínima de 20°C e máxima de 26°C, com chuva à tarde.

Segundo o CGE, fevereiro é historicamente o segundo mês mais chuvoso na cidade de São Paulo, e a previsão é de 256,5 mm de precipitação total. Até o momento, o acumulado de chuva no mês é de apenas 20,8 mm. As temperaturas também estão ligeiramente abaixo da média histórica. Até a última terça-feira, a média mínima foi de 18°C e a média máxima, de 28,3°C, enquanto a média esperada para fevereiro é de 19,5°C e 29,3°C, respectivamente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo