Reações da América Latina à vitória de Milei na Argentina: Lula e líderes desejam sucesso ao novo governo




Argentina elege novo presidente: Jovem líder liberal vence eleições

Argentina elege novo presidente: Jovem líder liberal vence eleições

“Existem milhares e milhares de argentinos como aqueles que estão aqui e que têm a convicção e o valor de defender esse país inclusivo em que acreditamos”, declarou o novo presidente eleito da Argentina, Javier Milei, em seu discurso de vitória. O líder liberal também convocou as novas gerações a fazerem parte da luta e a se apaixonar pela ideia de um país de progresso, desenvolvimento inclusivo e igualdade de oportunidades. Milei concluiu seu discurso afirmando que a Argentina continuará defendendo o sonho de uma sociedade justa.

Após o resultado do pleito, líderes da América Latina felicitaram Milei pela vitória. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, desejou êxito ao novo governo e manifestou que o Brasil está disposto a trabalhar junto aos argentinos. O presidente do Chile, Gabriel Boric, saudou Milei e destacou a atitude honrada do candidato derrotado, Sergio Massa, em reconhecer a derrota.

Por sua vez, o presidente colombiano, Gustavo Petro, em tom crítico, declarou que “a extrema-direita ganhou na Argentina” e destacou que o neoliberalismo já não tem proposta para a sociedade.

A Agência ComunicaSul está cobrindo as eleições de 2023 na Argentina com apoio de diversos veículos de comunicação e entidades. A reprodução deste conteúdo é livre e gratuita, desde que citadas a fonte e a lista de entidades apoiadoras da cobertura.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo