Vídeo distorcido: navio atingido por míssil no Iêmen não é americano, e a explosão em 2021 foi devido a vazamento de ácido

Por que é distorcido

O vídeo é verdadeiro, mas não mostra um cargueiro americano atingido recentemente por um míssil no Iêmen. Pela busca reversa no Google Lens é possível identificar matérias em jornais e agências de notícias brasileiros e internacionais com a imagem, que relatam uma explosão no Sri Lanka em 2021. A embarcação carregava petróleo e contêineres.

Explosão em embarcação em 2021 foi em decorrência de vazamento de ácido, explicou Tim Hartnoll, presidente executivo da X-Press Feeders, dona do navio. O executivo ressaltou que a tripulação detectou o problema enquanto estava no Mar da Arábia, a milhares de quilômetros de distância do Sri Lanka, e que o capitão do navio solicitou o descarregamento dos contêineres em dois portos, mas não foi autorizado.

Um cargueiro americano foi atingido por míssil de grupo do Iêmen na última segunda-feira (15). Rebeldes do grupo houthis, do Iêmen, aliados ao Hamas, atingiram um navio americano no Golfo de Áden.

Nas últimas semanas, os huthis têm feito uma série de ataques a embarcações internacionais que consideram vinculadas a Israel no Mar Vermelho. Os ataques, feitos em solidariedade aos habitantes de Gaza, afetam o tráfego marítimo numa região fundamental para o comércio global.

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo