Vídeo viral adulterado faz sátira com rostos de Lula e Bolsonaro em reportagem sobre assassinato no SBT-MS, levantando suspeitas.

Lula e Bolsonaro editados em vídeo viral: o que está por trás dessa manipulação?

Um vídeo viral tem chamado a atenção nas redes sociais ao mostrar uma sátira com o rosto do ex-presidente Lula (PT) sobre o de uma mulher aparentemente algemada em uma delegacia da Polícia Civil e a face do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a de um delegado. A gravação é um trecho de uma reportagem do SBT-MS e foi manipulada com o uso de inteligência artificial.

Essa edição ganhou repercussão ao ser compartilhada sem qualquer aviso de que se tratava de um vídeo editado, despertando dúvidas sobre sua veracidade e a intenção por trás da publicação. O Comprova, coalizão que reúne 41 veículos na checagem de conteúdos virais, foi responsável por verificar a autenticidade do vídeo.

A reportagem original exibida pelo SBT-MS tratava do assassinato de Renata de Freitas Garcia, uma mulher de 25 anos, em Campo Grande (MS). O corpo da vítima foi encontrado em um terreno baldio na capital sul-mato-grossense, e as imagens utilizadas no vídeo editado, que faziam alusão ao ex-presidente Lula, foram retiradas dessa reportagem.

Para entender o contexto do vídeo, é importante ressaltar que, em 2017, Renata ficou conhecida como “bandida sorridente” por uma série de entrevistas concedidas em uma delegacia da Polícia Civil, após ser presa por suspeita de tentativa de homicídio. Essas imagens foram utilizadas na reportagem do SBT-MS sobre a morte de Renata, e posteriormente, editadas para criar a sátira com o rosto do ex-presidente Lula.

O Comprova verifica conteúdos satíricos para evitar que sejam tomados por verdadeiros, e, nesse caso, a sátira desrespeitou a memória da vítima e o trabalho jornalístico sério feito pela emissora.

Por que investigamos

O Comprova monitora conteúdos suspeitos sobre políticas públicas e eleições, e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. A coalizão também incentiva a participação do público, que pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a equipe da Folha.

A verificação completa desse conteúdo está disponível no site do Comprova, e foi realizada por NSC, Metrópoles, Folha, Estadão, CBN, A Gazeta, SBT e SBT News.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo