Teresa Leitão divide aprendizados em Harvard sobre primeiros anos de vida em evento profissional, destacando importância da primeira infância.

A senadora Teresa Leitão (PT-PE), em seu pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (22), compartilhou sua participação no Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, realizado na renomada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Como representante do Senado nesse evento, a senadora destacou como a iniciativa visa aprimorar a qualidade de vida das crianças e suas famílias. Também foi informado que o programa reuniu cerca de 40 brasileiros, incluindo parlamentares, gestores públicos estaduais e federais, além de representantes de ministérios e da sociedade civil.

Teresa Leitão acrescentou que o curso é coordenado pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI) e está em funcionamento em Harvard desde 2011, com o objetivo de orientar políticas públicas direcionadas à primeira infância com base em evidências científicas.

— O programa realiza pesquisas, produz e dissemina conhecimento científico sobre a primeira infância, com o objetivo de apoiar gestores públicos e lideranças da sociedade civil a tomarem decisões que garantam o desenvolvimento infantil integral, combatam a vulnerabilidade e promovam igualdade social — declarou a parlamentar.

Além disso, a senadora ressaltou que os participantes do curso se comprometeram a promover a criação de mais frentes parlamentares em todas as assembleias legislativas brasileiras e trazer para o debate em Brasília temas abordados pelo programa. Teresa Leitão destacou também a necessidade de criação de um orçamento específico para a primeira infância, uma medida que já está em prática no estado de Pernambuco.

— Temos a tarefa de trazer para o debate da Frente Parlamentar Mista do Congresso Nacional os diversos aspectos abordados pelo programa, como saúde, educação, parentalidade, relacionamentos responsivos e cidades saudáveis para crianças, e, principalmente, realizar um debate estratégico sobre um orçamento para a primeira infância. O estado de Pernambuco conseguiu aprovar uma PEC trazendo esse componente para o Orçamento geral do estado. O Conselho de Desenvolvimento Social também irá contribuir, criando um subgrupo de trabalho para tratar das questões relacionadas à primeira infância — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo