O senador Marcos do Val denuncia restrições ao livre pensamento e supressão da liberdade de expressão, criticando a censura imposta.

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) fez um pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (22) em que expressou sua preocupação com a censura e restrição à sua liberdade de expressão. Na visão do senador, essas restrições não afetam apenas ele, mas todos os parlamentares, podendo representar um risco para a democracia. Ele pediu o apoio dos demais senadores para combater essa situação.

De acordo com Marcos do Val, as restrições, limitações e barreiras impostas podem se espalhar por todo o Parlamento, afetando qualquer parlamentar que ouse discordar do “lado A ou lado B”, seja ele de direita, esquerda, centro-esquerda ou centro-direita. O senador questionou por que o Senado Federal ainda não se posicionou em defesa de um senador que foi silenciado de forma unilateral e com censura prévia. Ele enfatizou que estava exercendo suas prerrogativas e não cometeu nenhum crime.

Em seu discurso, Marcos do Val relembrou que teve seus canais de comunicação bloqueados e suas redes sociais suspensas por decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o senador, isso tem impossibilitado sua interação com os eleitores e o debate sobre assuntos importantes. Na visão do senador, seu direito à inviolabilidade de opiniões, palavras e votos, garantido pela Constituição e pelo próprio STF, está sendo violado.

Para o senador, sua incapacidade de se comunicar com os eleitores e discutir a reforma tributária é um exemplo da interferência causada pela ação do ministro do STF. Ao proibir suas redes sociais, entrevistas e participações ao vivo, o senador acredita que está sendo impedido de trocar informações sobre como representar seus eleitores nessa questão. Ele questionou o que seus eleitores querem: que ele vote “sim” ou “não” na reforma tributária.

A preocupação de Marcos do Val com a censura e as restrições à liberdade de expressão ganhou destaque em seu pronunciamento. O senador espera contar com o apoio dos demais parlamentares para enfrentar essa situação que considera prejudicial para a democracia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo