Abin atuará de forma preventiva na segurança do desfile do 7 de Setembro, em Brasília

No próximo dia 7 de Setembro, ocorrerá o desfile cívico na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em comemoração à Independência do Brasil. E para garantir a segurança do público e das autoridades presentes, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estará atuando de forma preventiva na identificação de ameaças e possíveis incidentes que possam colocar em risco o evento.

Um centro de monitoramento será montado, com o objetivo de fornecer informações sobre a situação do evento, e contará com a participação de outros órgãos de segurança da Presidência da República e do governo do Distrito Federal. Além disso, as superintendências estaduais da Abin também estarão trabalhando no acompanhamento dos eventos cívicos em outras capitais do país.

De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a expectativa é que o desfile ocorra em clima de tranquilidade e concórdia. Ele ressaltou que o esquema de segurança estará reforçado e que não há, até o momento, nenhuma indicação objetiva de que o 7 de Setembro seja marcado por algum tipo de ataque. No entanto, o ministro afirmou que é necessário acompanhar as informações que circulam na internet e que foi demandado ao governo do Distrito Federal um cuidado especial com a segurança do evento.

Dino ressaltou ainda que protestos pacíficos serão tolerados, pois a liberdade de expressão protege a manifestação pacífica. No entanto, será impedido qualquer tipo de ação violenta, como ocorreu nos atos golpistas do início do ano.

O desfile terá uma duração mais enxuta em relação aos anos anteriores, com cerca de duas horas. Serão apresentadas diversas atrações, como a execução do Hino Nacional, a passagem das tropas das Forças Armadas, a apresentação de escolas públicas e do Corpo de Bombeiros, além do tradicional show aéreo da Esquadrilha da Fumaça.

Cerca de 200 autoridades e convidados são esperados na tribuna de honra, entre ministros, chefes de Poderes e representantes das Forças Armadas. Não está previsto um discurso do presidente da República durante o desfile, mas será veiculado um pronunciamento de Lula, em rede nacional de rádio e televisão, na noite anterior ao evento.

A segurança do desfile será garantida pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, que elaborou o Protocolo de Operações Integradas (POI) para manter a ordem pública e garantir a segurança dos participantes e das autoridades presentes. As forças de segurança terão como base a Cidade Policial, montada ao lado do Museu da República, onde ficarão os comandos móveis das corporações.

Durante o evento, será proibido o acesso à Esplanada com objetos pontiagudos e materiais que possam colocar em risco a segurança das pessoas. O uso de drones também está proibido. Além disso, haverá pontos de atendimento médico e abastecimento de água ao longo do desfile.

No que se refere ao trânsito e transporte, as vias paralelas à Esplanada terão trânsito livre, assim como o túnel do Buraco do Tatu. Aqueles que optarem por transporte público poderão utilizar o Metrô, que funcionará uma hora antes do habitual. Também haverá um reforço de ônibus para atender à demanda do evento.

Com todas essas medidas de segurança e organização, espera-se que o desfile do 7 de Setembro transcorra sem incidentes e em clima de celebração da independência do Brasil. Após o evento, o presidente Lula partirá para a Índia, onde participará da Cúpula do G20.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo