Prefeitura de Fortaleza promove apresentação de equipamentos e atividades para gerenciamento de resíduos sólidos no Parque Rachel de Queiroz.

A Prefeitura de Fortaleza promoveu no último sábado, dia 2 de setembro, uma apresentação de atividades e equipamentos relacionados à política de gerenciamento de resíduos sólidos, no Parque Rachel de Queiroz. O evento, que contou com a participação da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Rede Cuca Ambiental e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), teve como objetivo aproximar a população dos serviços voltados ao gerenciamento do lixo gerado na cidade.

Durante a ação, houve a requalificação de um ponto de lixo, oficinas educativas, distribuição de brindes e mudas, além de outras atividades voltadas à conscientização sobre a importância do descarte correto do lixo. O coordenador especial de limpeza urbana da SCSP, Tiago Mafra, afirmou que o local escolhido para a realização do evento, o Parque Rachel de Queiroz, é bastante utilizado pela população e representa um verdadeiro marco da política de sustentabilidade da cidade.

A apresentação dos equipamentos, como lixeiras subterrâneas e triciclos elétricos, fez parte do programa Mais Fortaleza, anunciado pelo prefeito Sarto na última semana. O programa prevê a instalação de novos equipamentos, como Ecopontos, lixeiras subterrâneas e ilhas ecológicas, além da expansão do projeto Re-Ciclo e da criação da primeira Câmara de Economia Circular do país.

A gestora do projeto Re-Ciclo, Nirlânia Diógenes, comemorou a iniciativa e ressaltou os resultados obtidos até o momento. Segundo ela, o projeto já coletou mais de 250 toneladas de materiais recicláveis, gerando uma renda de 400 mil reais para associações de catadores. Além disso, o programa também proporciona uma cidade mais limpa e amplia a renda dos catadores por meio do fornecimento de triciclos elétricos.

Outro projeto apresentado durante o evento foi o Centro de Recondicionamento Tecnológico (CRT), que tem como objetivo a arrecadação de materiais eletrônicos para recondicionamento. Os trabalhos são realizados pelos próprios estudantes do programa Juventude Digital. Daniel Soares, gestor de projetos do CRT, explicou que os materiais que não podem ser recuperados são doados para associações de catadores ou para artistas que os utilizam para criar esculturas e artes.

Além das apresentações dos projetos, o evento também contou com diversas atividades, como oficinas de brinquedos com recicláveis, observação de aves, mostra de répteis e anfíbios, exposição da coleção biológica marinha, entre outras.

O evento recebeu elogios do professor Renato Oliveira, pai de uma criança de oito meses, que destacou a importância da educação ambiental e do cuidado com o meio ambiente. Ele ressaltou que o Parque Rachel de Queiroz é uma conquista da população e expressou o desejo de que as pessoas se conscientizem cada vez mais, para termos uma cidade limpa e um parque bem cuidado e arborizado.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Fortaleza busca não apenas conscientizar a população sobre a importância do gerenciamento correto dos resíduos sólidos, mas também implementar ações e projetos que contribuam para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo