Comissão aprova empréstimo do BID para investimentos em saúde em Sergipe, com análise urgente do Plenário do Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em reunião realizada nesta terça-feira (5), aprovou por unanimidade a autorização de um empréstimo internacional destinado a investimentos na área da saúde no estado de Sergipe. O financiamento será realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o texto da proposta seguirá para análise e votação do Plenário do Senado, com pedido de urgência.

O projeto de lei, intitulado MSF 59/2023, tem como objetivo principal garantir recursos financeiros para a melhoria dos serviços de saúde no estado de Sergipe. Segundo informações do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator do projeto na CAE, a captação desses recursos possui um custo favorável, o que torna a operação mais atrativa para o estado.

A importância desse empréstimo internacional para a saúde em Sergipe é evidente. O estado enfrenta alguns problemas na área, como a falta de estrutura adequada e a deficiência no atendimento hospitalar. Com a aprovação da autorização de empréstimo pela CAE, a expectativa é que o estado consiga ampliar os recursos destinados à saúde e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população.

De acordo com o projeto, os recursos do empréstimo serão aplicados na modernização e ampliação das unidades de saúde já existentes, na implementação de novos serviços e na compra de equipamentos e materiais médicos necessários para o funcionamento adequado dos hospitais e postos de atendimento.

Para o senador Alessandro Vieira, essa é uma oportunidade única para que Sergipe consiga avançar na área da saúde. “Com esses recursos, será possível realizar investimentos que irão beneficiar a população, que tanto necessita de um atendimento de qualidade”, afirmou o parlamentar.

A expectativa é que o projeto seja votado em regime de urgência no Plenário do Senado, para que a liberação dos recursos aconteça o mais rápido possível e os investimentos possam ser feitos de forma efetiva. O empréstimo internacional, caso aprovado pelo Plenário, será mais uma ação importante do governo na busca pela melhoria do sistema de saúde em Sergipe.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo