Esposa e duas enteadas do sertanista e ex-presidente da Funai morrem em acidente de carro na BR-020 em Formosa (GO)

Na tarde desta terça-feira (5), ocorreu um trágico acidente de carro na BR-020, em Formosa (GO), que resultou na morte da esposa e duas enteadas do renomado sertanista Sydney Possuelo, que já foi presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A Funai divulgou uma nota lamentando a tragédia e expressando seu “imenso pesar” diante dos acontecimentos.

A esposa de Possuelo, Rosita Mascarenhas Watkins, era uma conhecida defensora dos direitos dos povos indígenas e ativista social. Durante duas décadas, ela trabalhou na Embaixada do Reino Unido e, atualmente, estava envolvida na produção de um documentário internacional que abordaria a Amazônia e a história de Sydney Possuelo.

Rosita era companheira de Possuelo há sete anos e foi uma das responsáveis por introduzir a política de não contato com povos isolados, que tem sido adotada pela Funai desde os anos 1980. A presidente da Funai, Joenia Wapichana, expressou a imensa perda que representa a morte de Rosita, descrevendo-a como uma amiga atenciosa e solidária.

A última vez que Rosita esteve com Joenia foi em um evento realizado pelo Cacique Raoni Metuktire, na Aldeia Piaraçu (MT), em julho de 2023. Na ocasião, houve o anúncio da aprovação dos estudos de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Kapôt Nhĩnore, nos estados do Pará e Mato Grosso.

O evento, denominado “Chamado de Raoni”, visava promover a defesa dos direitos dos povos indígenas no Brasil, buscando estabelecer uma plataforma unificada de reivindicações em relação aos seus direitos territoriais, culturais e ambientais.

Quanto ao acidente, o veículo em que Rosita, suas duas filhas, Karla e Michelle, e seu neto estavam colidiu com uma carreta. Por sorte, a criança sobreviveu sem graves lesões. O motorista da carreta também não apresentou ferimentos graves e recusou atendimento hospitalar.

Segundo relatos do motorista da carreta aos bombeiros de Goiás, ele seguia em direção a Formosa, enquanto o carro de Rosita se dirigia à Bahia. Os dois veículos colidiram de forma frontal, e foi necessário limpar a pista devido ao óleo derramado no local.

A tragédia provocou uma imensa comoção no cenário dos defensores dos direitos dos povos indígenas. Rosita Watkins era uma figura admirada por seu engajamento na causa indígena, e sua morte representa uma perda irreparável para o movimento. A Funai e todos aqueles que conheciam e admiravam Rosita estão de luto e prestando suas homenagens à família.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo