Prefeitura de Fortaleza renova parceria com Procon e Etufor para oferecer serviços na Câmara Municipal

A Prefeitura de Fortaleza renovou, nesta terça-feira, o Termo de Cooperação Técnica dos serviços oferecidos pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), na Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira, localizada na Câmara Municipal de Fortaleza.

Essa parceria, que também conta com a participação do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), tem como objetivo oferecer uma série de serviços aos cidadãos. Entre eles, estão a emissão do Bilhete Único Fortaleza e do Bilhete Único Metropolitano, a emissão do cartão de gratuidade do idoso, a emissão da carteira de estudante, o cartão de gratuidade infantil, a biometria e a tratativa de casos de violação dos direitos do consumidor.

Segundo o presidente da Etufor, David Bezerra, a Central da Cidadania desempenha um papel importante ao aproximar a Casa do Povo dos cidadãos de Fortaleza. Ele ressalta que a manutenção dessa parceria traz para Câmara Municipal um ponto de conexão entre o cidadão, o Poder Legislativo e o Poder Executivo Municipal. Dessa forma, torna-se mais fácil e ágil o atendimento aos fortalezenses.

O diretor-adjunto do Procon Fortaleza, Didi Maravilha, destaca que essa parceria contribui para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos da Prefeitura. Ele comemora a possibilidade de levar o Procon mais perto da população, fortalecendo a defesa dos direitos dos consumidores em todos os bairros da capital cearense.

O presidente da Câmara Municipal, Gardel Rolim, também ressalta a importância dessa cooperação entre os órgãos envolvidos para continuar oferecendo serviços à população. Ele destaca que a Central da Cidadania já se consolidou como uma ferramenta essencial para os moradores de Fortaleza. Além disso, ele agradece à Etufor, ao Sindiônibus e ao Procon por essa parceria fundamental.

A Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira também oferece serviços de outros órgãos, como a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), o Microempreendedor Individual (MEI), a Ouvidoria, a Biblioteca José de Alencar, o Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider (Edhal) e a Secretaria Municipal das Finanças (Sefin). Desde sua criação, em 2021, a Central já realizou mais de 25 mil atendimentos.

Para acessar os serviços oferecidos pelo Procon e pela Etufor, basta acessar os sites específicos de cada órgão, que estão disponíveis nos links indicados no final do texto.

Essa renovação do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Fortaleza, o Procon e a Etufor reafirma o compromisso em facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos e em fortalecer a defesa dos direitos dos consumidores. A Central da Cidadania continua sendo um importante ponto de referência para a população fortalezense, oferecendo serviços essenciais de forma gratuita e acessível.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo