Fórum Cearense de Bacias Hidrográficas debate gestão de recursos hídricos e troca de experiências entre comitês

Nos dias 19 e 20 de setembro de 2023, o Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas realizou a sua 4ª reunião ordinária do ano em Aracati, discutindo a administração dos recursos hídricos e promovendo trocas de experiências entre os participantes.

Durante o encontro, representantes de diferentes Comitês de Bacia do Ceará compartilharam suas experiências e debateram a situação hídrica do estado. Além disso, foram discutidos encaminhamentos de demandas dos comitês.

Na abertura do evento, o secretário executivo dos Recursos Hídricos do Ceará, Aderilo Alcântara, e o Diretor Presidente da Cogerh, Yuri Castro, falaram sobre a gestão hídrica no estado. Yuri ressaltou a cautela em relação à previsão de poucas chuvas para 2024 e destacou a importância de se preparar para essa situação.

Um dos destaques do encontro foi a participação da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), representada pelo seu presidente Amilcar Silveira. Ele apresentou um projeto de eficiência no uso da água em perímetros irrigados.

Durante a reunião, a gestora da SRH responsável pelos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês), Marcia Caldas, apresentou a atual situação da utilização desses recursos. Os comitês ainda têm cerca de R$ 2 milhões para investimentos, sendo que parte desse valor está destinada a transporte, logística, compra de equipamentos e capacitações.

Outras apresentações realizadas no evento incluíram o Superintendente da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Paulo Ferreira, que falou sobre as atividades da instituição, e representantes da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que apresentaram o Projeto Sertões e um estudo sobre a qualidade da água nas comunidades interioranas do estado.

Os representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas também contribuíram com suas visões e experiências nas reuniões do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) e do Conselho de Administração da Cogerh.

Para encerrar o encontro, os representantes dos 12 colegiados apresentaram as principais atividades realizadas pelos seus respectivos comitês durante o ano de 2023. Reuniões ordinárias, participação em capacitações, mediação de conflitos e interação com escolas e universidades foram algumas das ações destacadas.

O Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas demonstra assim o seu compromisso em promover a gestão responsável dos recursos hídricos e incentivar a troca de conhecimentos entre os participantes. Os debates e apresentações realizados durante a reunião reforçaram a importância de se preparar para os desafios relacionados à escassez de chuvas e a necessidade de adotar medidas eficientes para o uso da água. É fundamental que os comitês de bacias hidrográficas continuem atuando de forma colaborativa para enfrentar os problemas relacionados aos recursos hídricos e garantir um futuro sustentável para o estado do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo