Seleção brasileira feminina de vôlei supera adversidades e garante vaga na Olimpíada de Paris após vitória emocionante sobre o Japão

A seleção brasileira feminina de vôlei enfrentou uma verdadeira batalha – tanto dentro quanto fora de quadra – para garantir sua vaga nas Olimpíadas de Paris no próximo ano. Com uma vitória emocionante por 3 sets a 2 sobre o Japão, país anfitrião do Pré-Olímpico, as brasileiras conquistaram sua passagem para o evento mais importante do esporte mundial.

A partida contra o Japão foi a última das sete rodadas do torneio, e tudo seria decidido no confronto direto entre as duas equipes. Ambas chegaram ao jogo com campanhas idênticas, com cinco vitórias e uma derrota cada. Quem vencesse garantiria seu lugar na Olimpíada.

Enfrentando uma torcida adversária ruidosa, composta por mais de 10 mil pessoas, as brasileiras não se intimidaram e começaram o jogo impondo seu ritmo. No primeiro set, venceram por 25 a 21, adquirindo confiança para as demais parciais.

No segundo set, as japonesas reagiram e conseguiram uma vitória apertada por 25 a 22. Elas mantiveram o controle na terceira parcial e chegaram a liderar por 23 a 21. No entanto, as brasileiras não desistiram e conseguiram uma incrível virada, vencendo o set por 27 a 25.

O quarto set foi dominado pelo Japão, que venceu com facilidade por 25 a 15, preparando o palco para um quinto e decisivo set. No tie-break, as brasileiras mostraram sua força e fecharam o jogo em 15 a 10, após uma batalha que durou duas horas e 19 minutos.

A emoção da vitória em meio a condições tão adversas foi agravada pela tristeza da perda inesperada da ex-companheira Walewska, que faleceu na quinta-feira anterior ao jogo. O técnico Zé Roberto, assim como as jogadoras, teve que lidar com essa triste notícia enquanto se preparavam para o jogo crucial.

A ponteira Gabi mais uma vez se destacou como a principal pontuadora do confronto, com 23 pontos. Agora, o Brasil buscará conquistar seu terceiro ouro olímpico, após as vitórias em Pequim, em 2008, e Londres, em 2012.

Apesar de não terem conquistado o ouro no Pré-Olímpico em Tóquio, as brasileiras mostraram sua resiliência e determinação ao garantir sua vaga na Olimpíada de Paris. Com muito suor e superação, elas provaram mais uma vez que são um time a ser temido e que podem brigar pelo título nas Olimpíadas de 2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo