Homicídios dolosos têm queda significativa em São Paulo, mas latrocínios e estupros aumentam no estado

No último mês de agosto, o estado de São Paulo apresentou uma redução no número de homicídios dolosos, segundo informações divulgadas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. No entanto, os casos de latrocínio e estupro apresentaram aumento no mesmo período.

De acordo com os dados, houve uma queda de 10,5% nas ocorrências de homicídio doloso em relação ao mesmo mês do ano passado. O número passou de 228 para 204, o que representa o segundo menor registro em 23 anos, ficando atrás apenas de 2019, quando foram registradas 203 ocorrências.

Em contrapartida, os casos de latrocínio, que consistem em roubo seguido de morte, aumentaram de sete para nove na comparação entre agosto deste ano e o mesmo período do ano passado. Já as notificações de estupro apresentaram um aumento de 10,7%, passando de 1.180 para 1.306.

A secretaria destaca que o aumento de registros de estupro pode indicar que as vítimas estão se sentindo mais confiantes em procurar a polícia e denunciar os criminosos. Esse fator pode ser atribuído a uma maior conscientização sobre a importância da denúncia e do apoio às vítimas.

No que diz respeito aos roubos em geral, o estado de São Paulo registrou uma queda de 7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, contabilizando um total de 18.417 boletins. Os casos de furtos em geral também apresentaram uma redução, com 49.681 registros em agosto.

Esses números evidenciam a importância do trabalho realizado pelas autoridades no combate à criminalidade, principalmente no que se refere à queda nos casos de homicídios dolosos. No entanto, os aumentos nos casos de latrocínio e estupro demonstram a necessidade de um maior empenho na prevenção e no enfrentamento desses tipos de crimes.

É fundamental que a população continue a colaborar com as forças de segurança, denunciando atividades suspeitas e fornecendo informações que auxiliem nas investigações. Além disso, é essencial que o poder público implemente políticas de combate à violência e de apoio às vítimas, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais segura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo