Presidente Lula passa por cirurgia para restaurar articulação do quadril no Hospital Sírio-Libanês em Brasília.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde passará por um procedimento para restaurar a articulação do quadril. Ele chegou à unidade de saúde por volta das 8h desta sexta-feira (29), sem divulgação do horário exato da cirurgia. No entanto, está prevista para o fim do dia uma coletiva de imprensa com a equipe médica responsável pelo procedimento.

Lula sofre de artrose na cabeça do fêmur do quadril direito, uma condição caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste as articulações. Esta patologia causa dores e pode até limitar os movimentos. Nos últimos meses, o presidente tem se queixado com maior frequência das dores causadas pela artrose, e está otimista em relação ao resultado da cirurgia.

O procedimento será realizado sob anestesia geral e deve durar algumas horas. A previsão é que Lula permaneça internado no hospital até a próxima terça-feira (3). Não há informações sobre um possível afastamento temporário da presidência, sendo que não há previsão de que o vice-presidente Geraldo Alckmin assuma o cargo durante este período.

Após receber alta hospitalar, Lula deverá retornar à residência oficial no Palácio da Alvorada, onde continuará despachando ao longo de quatro semanas, enquanto se recupera completamente do procedimento. A assessoria da presidência informou que o presidente não realizará viagens pelo período de quatro a seis semanas após a cirurgia.

No entanto, a próxima agenda internacional do presidente está marcada para o final de novembro, com sua participação na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Logo em seguida, está programada uma visita à Alemanha nos dias 4 e 5 de dezembro.

A cirurgia no quadril é uma intervenção que busca solucionar o desgaste na articulação, garantindo um caminhar estável e harmonioso. Segundo o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), a articulação do quadril é formada por um conjunto de ossos, músculos e ligamentos que conectam a pelve (bacia) à coxa (fêmur). A articulação é responsável por sustentar o peso do corpo e permitir o movimento adequado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo