Campanha Nacional de Multivacinação no Cariri busca atualizar cadernetas de vacinação de 2 milhões de crianças e adolescentes.

No último sábado (7), teve início o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação na região do Cariri, no Ceará. A meta dessa campanha, que vai até o dia 14 de outubro, é atualizar a caderneta de vacinação de 2 milhões de crianças e adolescentes em todo o país. O objetivo é manter a situação vacinal em dia, recuperar coberturas e reduzir os riscos de reintrodução de doenças já eliminadas ou controladas.

A secretaria estadual da Saúde, Tânia Mara Coelho, e a secretária da Educação, Eliana Estrela, estiveram presentes nas ações realizadas no Cariri para promover a atualização das cadernetas de vacina. A parceria entre saúde e educação é fundamental nesse processo, pois as escolas podem ser locais de mobilização e execução da vacinação.

Durante o Dia D, foram ativadas 1.600 salas de vacinação em todo o estado do Ceará, incluindo a Cidade Mais Infância e a Estação das Artes, que se tornaram pontos de vacinação para as crianças. Além disso, estratégias como busca ativa de não vacinados e disponibilização de vacinas em locais com alta concentração de pessoas foram adotadas para ampliar a adesão à imunização.

A importância da vacinação foi destacada por Antônia Regina, mãe de três crianças, que levou os filhos para atualizar a caderneta. Ela ressaltou que manter as vacinas em dia previne doenças, inclusive aquelas que já foram erradicadas. Para garantir a proteção das crianças e atingir a meta de vacinação de 90%, é essencial comparecer aos postos de saúde e verificar se todas as vacinas estão em dia.

No primeiro trimestre de 2023, o estado do Ceará apresentou resultados positivos na cobertura vacinal, com porcentagens acima de 80% em diversas vacinas. No entanto, a meta é alcançar pelo menos 90% de cobertura vacinal em todas as faixas etárias. A colaboração entre a secretaria de Educação e a secretaria de Saúde é fundamental nesse processo, visando garantir a vacinação de todas as crianças e adolescentes.

A vacinação é um ato de responsabilidade, como destacou dona Maria Neide Barros, que levou seu sobrinho Gabriel para vacinar. Ela ressaltou que o ato de cumprir com a responsabilidade de vacinar contribui para evitar doenças e interromper ciclos tristes que já foram vivenciados. A disponibilidade de todas as vacinas de rotina, além da vacina contra a Covid-19, durante a campanha facilita o acesso da população às imunizações.

Portanto, é essencial que pais e responsáveis levem seus filhos para atualizar as cadernetas de vacinação durante a Campanha Nacional de Multivacinação. Essa ação contribui para a proteção de crianças e adolescentes, além de auxiliar no controle e erradicação de doenças preveníveis por vacinas. A parceria entre saúde e educação é fundamental nesse processo, visando alcançar altas taxas de cobertura vacinal e garantir a saúde das futuras gerações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo