Parque Rachel de Queiroz em Fortaleza é reconhecido internacionalmente como referência em paisagismo e arquitetura

O projeto de requalificação do Parque Rachel de Queiroz, localizado no bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza, foi reconhecido como um dos melhores na categoria paisagismo de parques e espaços abertos pelo renomado prêmio LOOP Design Awards, além de ter sido premiado na categoria Arquitetura Inovadora pelo Iconic Awards. Essas duas premiações fazem parte de um seleto grupo de reconhecimentos internacionais nas áreas de arquitetura e design, e destacam a excelência do trabalho realizado no parque.

Com uma extensão de 10 km, o Parque Rachel de Queiroz é o segundo maior parque de Fortaleza e ocupa um espaço que antes era utilizado como despejo irregular de lixo. A primeira etapa de requalificação do parque foi entregue pela Prefeitura no início de 2022 e, atualmente, ainda está em andamento.

De acordo com a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo, a concepção do projeto foi baseada no conceito de Parque Linear, utilizando o sistema viário existente como meio de conexão entre as áreas verdes que atravessam oito bairros da cidade. Além disso, a implantação das Wetlands, que são microlagoas interconectadas que utilizam o sistema natural de tratamento de efluentes, também contribuiu de forma positiva para a área.

A obra de requalificação do Parque Rachel de Queiroz é financiada pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) por meio do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS) e é gerida pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). Essa parceria tem sido fundamental para o sucesso do projeto e para a transformação do espaço em um ambiente agradável e sustentável para toda a população.

A valorização do Parque Rachel de Queiroz não se limita apenas aos prêmios internacionais. Em abril de 2023, o parque recebeu os prêmios Obra do Ano de 2022 e projeto de urbanismo pelo portal ArchDaily, reconhecendo os esforços e a qualidade do trabalho realizado no local.

Com todos esses reconhecimentos, o Parque Rachel de Queiroz se torna um exemplo de requalificação urbana bem-sucedida, promovendo a valorização do espaço público e a melhoria da qualidade de vida da população de Fortaleza. Além disso, fortalece o compromisso da cidade com a sustentabilidade, utilizando soluções inovadoras e sustentáveis em seu projeto de requalificação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo