Conab prevê ligeiro decréscimo na safra de grãos 2023/24, mas Brasil terá a segunda maior safra da história.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta terça-feira (10) o 1º Levantamento da Safra de Grãos 2023/24, com previsão de uma produção de 317,5 milhões de toneladas. Esse número representa um ligeiro decréscimo em relação à safra anterior, mas ainda assim indica que será a segunda maior safra da história do Brasil.

De acordo com a Conab, a produtividade média pode diminuir nessa safra, apesar do aumento na área total semeada, que deverá ultrapassar os 78 milhões de hectares. A safra anterior, 2022/23, atingiu um recorde de 322,8 milhões de toneladas.

A Conab ressalta que é necessário acompanhar o desenvolvimento das culturas ao longo da temporada, pois há possibilidade de ajustes que podem levar a uma produção maior do que a da safra passada.

Entre as principais culturas acompanhadas pela Conab, destaca-se o arroz, que apresenta estimativa inicial de aumento tanto na área plantada quanto na produtividade média. A expectativa é de uma produção de 10,8 milhões de toneladas, um aumento de 7,7% em relação à safra anterior.

A companhia também prevê uma recuperação na área plantada de feijão, podendo atingir 2,78 milhões de hectares. O plantio da primeira safra já está em andamento em alguns estados, e a expectativa é de uma produção total de 3,1 milhões de toneladas, um crescimento de 0,8%.

A confiança dos produtores tem sido influenciada pelos anúncios do governo federal sobre políticas públicas para estimular a produção de alimentos. Além disso, a retomada das compras públicas e a garantia dos preços mínimos têm sido considerados “sinais positivos” que podem estar levando à recuperação da área cultivada de arroz e feijão.

Quanto à soja, principal grão cultivado no país, as estimativas indicam crescimento na área e na produtividade, mas em uma velocidade menor em relação ao último ano-safra. A área prevista é de 45,18 milhões de hectares, e a produção deve alcançar pouco mais de 162 milhões de toneladas, um novo recorde para a cultura.

Já a cultura do milho apresenta um cenário oposto, com redução na área plantada e na produtividade média. A estimativa é de uma produção de 119,4 milhões de toneladas, contra mais de 130 milhões de toneladas na safra passada.

Para o algodão, a previsão é de um aumento na área plantada, totalizando 1,71 milhão de hectares, e uma produção de 3 milhões de toneladas de pluma.

A cultura do trigo, por sua vez, apresenta um aumento de área de 12,1% e uma redução na produtividade de 11,6%, resultando em uma produção esperada de 10,5 milhões de toneladas.

No que diz respeito ao comércio, as estimativas da Conab indicam um volume de cerca de 2 milhões de toneladas de arroz exportadas pelo Brasil na safra 2023/24, um aumento em relação ao ciclo anterior. Para a soja, as exportações brasileiras devem se manter elevadas, com estimativa de 102,14 milhões de toneladas exportadas em 2024. Já o milho apresenta uma projeção de menor oferta nacional, com estimativa de 38 milhões de toneladas exportadas.

Os boletins das safras de grãos estão disponíveis no site da Conab.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo