Estado de Santa Catarina registra aumento no número de municípios afetados pelas chuvas fortes e decretação de emergência em 82 cidades.

Santa Catarina enfrenta uma situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem o estado. De acordo com a Defesa Civil estadual, nesta terça-feira (10), 135 municípios registram ocorrências relacionadas às chuvas, sendo que ontem esse número era de 132. Além disso, a situação de emergência foi decretada em 82 cidades catarinenses. O mau tempo já resultou em duas mortes, uma na cidade de Rio do Oeste e outra em Palmeira.

Segundo a Defesa Civil estadual, o tempo em Santa Catarina seguirá com sol na maior parte do estado, graças à influência de um sistema de alta pressão. Entretanto, nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e litoral norte, é possível que ocorram variação de nuvens, chuva fraca e chuviscos isolados e passageiros. Apesar da melhora do tempo nessa segunda-feira (9), a previsão meteorológica indica que as chuvas voltarão no fim da manhã desta quarta-feira (11), acompanhadas de raios, fortes rajadas de vento e granizo, principalmente na divisa com o Rio Grande do Sul.

O risco de ocorrências associadas a temporais e chuvas intensas, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas, destelhamentos, quedas de árvores e galhos, é considerado moderado a alto. Diante disso, as operações da Defesa Civil continuam mobilizadas no estado. O governador de Santa Catarina, Jorge Mello, destacou a importância do aviso antecipado para a preservação de vidas e patrimônios, elogiando o trabalho dos bombeiros, da polícia e da Defesa Civil. Ele ressaltou que, após a diminuição das águas, serão tomadas medidas para recuperar pontes e espaços públicos danificados.

Em relação à assistência à população afetada, o governo estadual já distribuiu quase 40 mil itens de assistência humanitária e as equipes permanecem em campo nas regiões atingidas. O Comando Militar do Sul, do Exército, iniciou a Operação Ânimo Forte, com o objetivo de reforçar as operações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Os militares e o pessoal especializado estão apoiando a região de Blumenau, utilizando veículos blindados anfíbios, embarcações e aviões para realizar o transporte de telhas fornecidas pela Defesa Civil e para a remoção de pessoas em áreas de risco.

A Defesa Civil Nacional orienta os moradores das áreas de risco a se cadastrarem nos serviços de alerta, enviando um SMS com o CEP do local onde moram ou outro local de interesse para o número 40199. Esse serviço é gratuito e não possui limite de locais cadastrados. A partir da previsão de desastre, a população receberá um aviso contendo informações de risco e orientações. Já o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional oferece alertas de desastres por WhatsApp. Para se cadastrar, é necessário ligar para o número (61) 2034-4611 e interagir com o chatbot, enviando uma mensagem simples. Em seguida, o usuário poderá compartilhar sua localização ou escolher outras áreas de interesse para receber as mensagens encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil.

Em situações de emergência, as pessoas devem entrar em contato com a Defesa Civil (199), o Corpo de Bombeiros (193) ou a Polícia Militar de Santa Catarina (190) para solicitar ajuda. A Defesa Civil e as demais autoridades continuam monitorando a situação no estado, visando à segurança e bem-estar da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo