Estudante de escola pública apresenta projeto de pesquisa sobre saúde mental em universidade.

Estudante de escola pública em Fortaleza apresenta projeto de pesquisa sobre saúde mental em evento acadêmico

No último dia 5 de outubro, a estudante Hanna Stephany Campos do Amaral, de 17 anos, surpreendeu ao apresentar um projeto de pesquisa sobre saúde mental na IV Semana Intermunicipal de Farmácia, promovida pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Hanna, que cursa a 3ª série na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Renato Braga, desenvolveu o trabalho intitulado “Perfil da automedicação e estresse de alunos e professores do Ensino Médio de uma escola pública”. O projeto foi orientado pelo professor Francisco Washington Araújo Barros, do curso de Farmácia da Unilab.

Em seu projeto de pesquisa, Hanna investigou a automedicação e o estresse entre alunos e professores do Ensino Médio, com o objetivo de analisar os impactos desses problemas na saúde mental. A jovem se destacou tanto pela relevância do tema escolhido quanto pela qualidade do trabalho apresentado. Seu projeto contou com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no período de janeiro a agosto de 2022.

A oportunidade de participar do projeto de pesquisa surgiu quando o professor da Unilab procurou a EEMTI Renato Braga em busca de um estudante interessado em desenvolver uma pesquisa sobre saúde mental. Hanna se ofereceu prontamente, já que vinha estudando e trabalhando nessa área na disciplina de Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS). Para ela, foi uma chance única de aprofundar seus conhecimentos e participar de uma pesquisa conduzida pela Universidade.

Durante a execução do projeto, Hanna teve a oportunidade de aprender a ter mais responsabilidade e empenho em suas atividades, com o acompanhamento e suporte do professor orientador. A jovem enfatiza que essa experiência a preparou para futuros desafios acadêmicos e para contribuir de alguma forma com a comunidade escolar.

Como resultado de sua participação no projeto de pesquisa, Hanna está em processo de escolha entre os cursos de Psicologia e Farmácia, ambos relacionados à área de saúde mental. A estudante destaca que sua participação no projeto contribuiu para a construção de sua ideia sobre qual carreira seguir. Ela expressa sua gratidão à Escola Renato Braga e à Unilab pela oportunidade de se tornar pesquisadora e pelos conhecimentos adquiridos de forma prática.

A diretora da EEMTI Renato Braga, Marta Melo, destaca a importância do currículo de Tempo Integral na formação dos estudantes, principalmente através do NTPPS, que proporciona contato com a realidade científica. A escola tem como proposta incentivar os estudantes a realizar pesquisas e estabelecer parcerias com universidades. Para Marta, a pesquisa na escola agrega conhecimento e aprendizado aos estudantes, preparando-os para o Ensino Superior.

Hanna Stephany Campos do Amaral é um exemplo inspirador de jovem pesquisadora, cujo trabalho demonstra a importância de abordar a saúde mental nas escolas e promover a conscientização sobre automedicação e estresse entre alunos e professores. Sua participação na IV Semana Intermunicipal de Farmácia é um marco em sua jornada acadêmica e certamente abrirá portas para oportunidades futuras. A Escola Renato Braga e a Unilab merecem reconhecimento por incentivarem e apoiarem projetos de pesquisa tão relevantes e transformadores como o de Hanna.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo