Prefeitura de Fortaleza inicia novos cursos profissionalizantes para famílias do grande Pirambu, com destaque para barbearia e corte de cabelo.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), deu início a novos cursos profissionalizantes voltados para famílias da área do grande Pirambu (Regional 1). As formações incluem práticas de grafitagem, barbearia e corte de cabelo masculino, como parte do trabalho social desenvolvido pela Habitafor.

Ao todo, 25 alunos participarão do curso de corte de cabelo e barbearia, que ocorre no residencial Vila do Mar 3, sempre no período da tarde, das 13h às 17h. O curso de práticas de grafitagem acontece no Instituto Cai Cai Balão, das 17h30 às 21h30. Ambas as formações terão duração de dez dias, com cerca de 40 horas/aulas cada.

A coordenadora da Coordenadoria de Programas Sociais (Cops) da Habitafor, Márcia Soares, explica que essas atividades fazem parte das iniciativas determinadas a partir do eixo socioeconômico do trabalho social desenvolvido pela política habitacional de interesse social. Para o professor Sivânio Lavor, que ministra o curso de barbearia e corte de cabelo masculino, essas iniciativas preparam os alunos para o mercado de trabalho e fomentam o empreendedorismo entre os moradores da área.

O professor Lavor afirma que é um desafio, mas também uma satisfação ajudar através deste curso. Ele menciona que o objetivo é formar 25 novos cabeleireiros e barbeiros para o mercado de trabalho, e quem sabe dar condições para eles montarem seus próprios negócios. Já o professor de grafitagem, Preto Hap, classifica a ação como uma oportunidade de ampliar conhecimentos por meio da arte.

Segundo Hap, é gratificante ver os jovens querendo aprender as técnicas e depois expressando suas ideias artisticamente nos muros. A iniciativa da Prefeitura de Fortaleza visa não só capacitar os moradores, mas também fomentar o desenvolvimento econômico e social da região. Os cursos profissionalizantes oferecidos representam uma chance de qualificação e aprimoramento para os participantes, além de incentivar a geração de renda e a autonomia dos mesmos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo