Senado aprova PL que cria Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer e Programa Nacional de Navegação de Pacientes



O Senado aprovou nesta quarta-feira (22) um projeto de lei (PL 2.952/2022) que cria a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer e o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer. O objetivo da política, a ser implementada no Sistema Único de Saúde (SUS), é diminuir a incidência de câncer, contribuir para melhoria da qualidade de vida dos pacientes, reduzir a mortalidade e assegurar acesso do doente ao cuidado integral. O texto vai à sanção.


O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (22) o Projeto de Lei (PL 2.952/2022) que estabelece a criação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer e do Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer. Esse projeto tem como principal objetivo implementar ações no Sistema Único de Saúde (SUS) que visam diminuir a incidência de câncer, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, reduzir a taxa de mortalidade e garantir o acesso integral aos cuidados necessários.

A nova política terá como foco a prevenção e o controle do câncer, buscando estabelecer estratégias eficazes para combater a doença em todas as suas fases. Além disso, o programa de navegação da pessoa com diagnóstico de câncer visa orientar e auxiliar os pacientes diagnosticados, proporcionando um atendimento mais humanizado e eficiente.

O texto aprovado pelo Senado agora segue para sanção, sendo um marco importante para a saúde pública no Brasil. A implementação dessa política e desse programa nacional representará um avanço significativo no combate ao câncer, uma das doenças que mais afeta a população brasileira.

Com a aprovação desse projeto, a expectativa é de que o SUS possa oferecer um atendimento mais integrado e eficaz aos pacientes oncológicos, fornecendo um suporte abrangente que englobe desde a prevenção até o tratamento e acompanhamento pós-diagnóstico.

A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer e o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer representam um avanço significativo na área da saúde, demonstrando o compromisso do governo em proporcionar cuidados de qualidade a todos os cidadãos que enfrentam esse desafio. Agora, aguarda-se a sanção presidencial para que essas importantes medidas sejam efetivadas e tragam benefícios concretos para a população brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo