Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa 2023: Alerta para Produtores e Parcerias Estratégicas para Alcançar Status Livre de Vacinação

No dia 25 de novembro de 2023, às 09:12, entramos na reta final da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2023. Com prazo para aquisição da vacina até 30 de novembro e para declaração da vacinação e atualização cadastral até 15 de dezembro, a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) tem sido responsável por coordenar a ação no estado, em linha com as diretrizes do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Para esta etapa, a meta é vacinar bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, totalizando cerca de 925.000 animais. Joaquim Sampaio, coordenador do Programa Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa, enfatiza a importância de não deixar a vacinação para a última hora, para evitar a falta de vacinas, principalmente em revendas menores. Ele também destaca a relevância da declaração da vacinação, pois o criador que vacina e não declara fica inadimplente.

A declaração da vacinação junto à Adagri pode ser feita acessando o Portal do Produtor no site da Agência ou presencialmente nos Núcleo Locais da Adagri. Além disso, a campanha tem o apoio de parceiros como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Secretarias Municipais de Agricultura.

A Adagri também visa alcançar, junto ao MAPA, o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Para isso, é necessário que o rebanho cearense seja vacinado acima de 90% por município nas próximas etapas de vacinação. Com isso, haverá maior liberação do comércio de animais vivos, seus produtos e subprodutos, reduzindo custos e facilitando o comércio nacional e internacional.

Para mais esclarecimentos, acesse o site da Adagri (www.adagri.ce.gov.br) ou entre em contato através do telefone: (85) 3108-2747. A campanha é fundamental para garantir a saúde do rebanho bovino e bubalino, além de fortalecer a pecuária no Ceará e contribuir para a economia do estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo