Troca de reféns entre Israel e Palestina resulta na libertação de 14 israelenses e três estrangeiros, incluindo um russo

Em uma importante rodada de negociações, 14 israelenses e três estrangeiros, incluindo um cidadão russo, foram libertados como parte do acordo de trégua entre o Hamas e Israel. Esta terceira rodada de troca de reféns e prisioneiros aconteceu no último domingo (26) e também incluiu nove menores de 18 anos, quatro mulheres e um homem. De acordo com informações da agência de notícias Reuters, a lista recebida pelo Egito indica que 39 palestinos presos em Israel serão soltos como parte do acordo.

O Hamas enfatizou que a libertação do refém de Gaza com cidadania russa para a Cruz Vermelha Internacional é um gesto de reconhecimento à posição de Moscou. Além disso, o Serviço de Informações do Estado (SIS) do Egito divulgou um comunicado afirmando que a trégua está ocorrendo sem bloqueios. O texto também menciona que 120 caminhões de ajuda passaram do Egito para Gaza neste domingo, incluindo suprimentos essenciais como combustível e gás de cozinha.

A trégua de quatro dias no conflito foi intermediada pelo Egito e pelo Catar, estabelecendo a libertação de 50 israelenses e 150 prisioneiros palestinos, incluindo mulheres e adolescentes. A busca por uma extensão da trégua foi mencionada em um comunicado emitido pelo Hamas neste domingo, ressaltando a necessidade de esforços sérios para aumentar o número de prisioneiros palestinos libertados.

Este é o primeiro período de interrupção nos conflitos desde que os combatentes do Hamas invadiram o sul de Israel em 7 de outubro, resultando na morte de 1.200 pessoas e na captura de cerca de 240 reféns. Em resposta, Israel lançou ataques contra o território palestino, resultando em perdas significativas. As autoridades de saúde palestinas relataram que aproximadamente 40% das vítimas eram crianças e que cerca de 14.800 pessoas foram mortas até o momento.

O desenrolar dos eventos na região continua sendo acompanhado de perto pelas agências de notícias, incluindo a Reuters, que tem fornecido informações atualizadas sobre o desenvolvimento dos acontecimentos. A expectativa é de que as negociações e os esforços diplomáticos que levaram à trégua continuem a ser monitorados de perto nos próximos dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo