5ª edição do Café Labifor debate inovações e tecnologias para impulsionar o mercado de crédito e índices de reciclagem em Fortaleza.

A 5ª edição do Café Labifor foi realizada nesta segunda-feira (27/11) e promoveu um debate sobre a importância das inovações e tecnologias para impulsionar o mercado de crédito e os índices de reciclagem em Fortaleza. O evento, organizado pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova), contou com a participação de diversas autoridades e representantes de entidades ligadas ao tema.

O vice-prefeito, Élcio Batista, destacou a relevância das políticas e ações do programa Mais Fortaleza como ferramentas essenciais para conscientizar e envolver os cidadãos na transformação da cidade em um ambiente mais sustentável. Ele ressaltou que a efetividade dessa transformação está diretamente ligada à capacidade de mobilização e mudança comportamental dos cidadãos, e que políticas públicas e engajamento social são fundamentais para alcançar objetivos sustentáveis.

Já o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, enfatizou a importância de consolidar um mercado de crédito de reciclagem na cidade, proporcionando incentivos financeiros para práticas mais ecológicas e criando um sistema de reconhecimento na gestão de resíduos sustentável. Sabóia expressou o desejo de tornar Fortaleza uma referência nacional nesse mercado, incentivando empresas a aderirem voluntariamente ou por meio de acordos setoriais, utilizando notas fiscais como comprovação.

Durante o evento, também foram apresentadas soluções e casos de sucesso de empresas como GreenPlat e Trê, que já adotaram práticas sustentáveis em outros municípios do país, como São Paulo e Curitiba. Além disso, foram divulgados os dados que irão compor o Observatório de Resíduos Sólidos, desenvolvido pelo Iplanfor para o programa Mais Fortaleza. Segundo a diretora do Observatório de Fortaleza (Iplanfor), Elisângela Teixeira, o objetivo do observatório não é apenas monitorar, mas também estimular práticas sustentáveis e inovações na gestão de resíduos, promovendo transparência e eficiência nesse processo.

O Café Labifor é uma iniciativa do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova) que busca promover a inovação e buscar soluções para os desafios da cidade, e já realizou outras edições com temas importantes para o desenvolvimento sustentável e inovação. A realização de eventos como esse demonstra o compromisso e a preocupação das autoridades e entidades com a busca por soluções inovadoras e sustentáveis para o futuro de Fortaleza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo