Operação Tira-Treco recolhe materiais de grande volume em bairros de Fortaleza para evitar problemas decorrentes de descarte inadequado.

A Operação Tira-Treco começou o mês de dezembro com força total, percorrendo 36 vias da Capital, nos dias 1º e 2 de dezembro, em bairros que abrangem as regionais 2 e 12, e áreas vizinhas. O objetivo da operação é recolher materiais de grande volume em residências e comércios, além de recolher materiais descartados de forma incorreta em ruas, canteiros centrais e avenidas.

Parte do programa Mais Fortaleza, focado no gerenciamento de resíduos sólidos, a Operação Tira-Treco visa eliminar pontos irregulares de lixo e evitar problemas decorrentes dessa prática inadequada, como alagamentos e entupimentos de bocas de lobo.

O trabalho tem início às 9h e segue uma rota predefinida, com base em pontos de lixo monitorados pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP). A operação é finalizada após o caminhão percorrer toda a rota do dia. Na semana que antecede a operação, um carro de som da Prefeitura percorre as vias já definidas alertando os moradores sobre o serviço, informando as datas, horários e como fazer o descarte do material.

Os moradores devem verificar a rota do caminhão e podem deixar o resíduo na porta de casa, caso o caminhão passe naquela rua, ou aguardar a passagem do caminhão e contar com auxílio dos garis para retirar o material do imóvel. A operação recolhe móveis e eletrodomésticos velhos, restos de madeira e ferragens, e pneus. Caso o caminhão não esteja previsto para passar na rua daquela pessoa, a solução é conferir a rota e deixar o material em um dos trechos programados da operação.

Além disso, há outra solução para o descarte de resíduos de grande volume que não podem ser colocados junto ao lixo comum, que é buscar um dos 90 Ecopontos de Fortaleza. Esses locais são equipados para o recebimento de resíduos sólidos de grande volume, como móveis e eletrodomésticos velhos, pneus, restos de entulhos de pequenas construções, restos de poda de árvores e materiais recicláveis em geral.

Os Ecopontos também oferecem bonificações para os usuários, como descontos na conta de energia, créditos nos comércios cadastrados ou a opção de receber o valor em dinheiro, através do programa Recicla Fortaleza. Para os carroceiros cadastrados, a Prefeitura oferece crédito no comércio local ou o valor em dinheiro pelo programa E-Carroceiro. Este é um trabalho essencial para manter a cidade limpa, evitando impactos ambientais e promovendo a conscientização sobre a correta destinação dos resíduos sólidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo