Avaliação da Comissão de Educação revela cumprimento parcial de estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE) para a qualidade da educação básica





O Brasil cumpriu total ou parcialmente 32 das 37 estratégias previstas no Plano Nacional de Educação (PNE)

Na última terça-feira (5), a Comissão de Educação (CE), aprovou o relatório do senadora Damares Alves (Republicanos-DF) sobre a avaliação da política pública que tinha como finalidade o fomento da qualidade da educação básica. Segundo Damares Alves, o futuro PNE, que terá vigência entre 2024 e 2034, deve considerar “diferentes reflexões e persistentes desafios”.

Damares Alves ressaltou que a qualidade do professor, seguida pela gestão escolar, e a infraestrutura escolar são questões centrais no desempenho dos estudantes. Além disso, defendeu o aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), enfatizando que este não deve ser um “fim em si mesmo”.

Ao apresentar o relatório à comissão, Damares Alves enfatizou que a avaliação da política pública não visou a atuação de um governo específico, mas sim abordou o período abrangido pelo PNE em vigor, que incluiu os mandatos dos ex-presidentes Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro, bem como a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente da CE, senador Flávio Arns (PSB-PR), ressaltou a importância de colocar um “holofote” sobre as razões pelas quais as estratégias do PNE não foram integralmente cumpridas, para que se possam propor ações para o futuro. A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) também destacou a relevância do Poder Legislativo em acompanhar as políticas públicas desenvolvidas pelo Poder Executivo, ressaltando que a avaliação é fundamental na garantia da efetivação das leis.

Status das 36 metas propostas para a meta 7 do PNE:

  • Realizadas: 32 estratégias
  • Parcialmente realizadas: 4 estratégias
  • Não realizadas: 1 estratégia

Estratégias da Meta 7:

Aqui estão as estratégias previstas para a meta 7 do PNE, de acordo com o relatório aprovado pela CE:

  1. Divulgar bienalmente os resultados pedagógicos dos indicadores do sistema nacional de avaliação da educação básica e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
  2. Estabelecer diretrizes pedagógicas para a educação básica e a base nacional comum dos currículos para cada ano do ensino fundamental e médio


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