14º Encontro de Famílias Doadoras de Órgãos e Tecidos: Um Tributo à Generosidade e Esperança

No próximo dia 15 de dezembro, está marcado para acontecer o 14º Encontro de Famílias Doadoras de Órgãos e Tecidos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). O evento, promovido pelo Banco de Olhos do hospital que é parte integrante da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), tem como objetivo oferecer amparo e apoio às famílias que optaram pela doação de órgãos em momentos de tristeza e fragilidade.

A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HGF, Márcia Vitorino, ressalta a importância desses encontros para as famílias. Ela afirma que as famílias merecem essa homenagem, já que a doação de órgãos é um ato que oferece vida e esperança a outras pessoas, mesmo em meio à dor da perda.

O evento contará com a palestra “O Luto de Cada Um”, que será ministrada pela psicóloga do hospital, Olívia Barros Nogueira, além de uma apresentação da cantora Márcia Matias, uma paciente transplantada do HGF. Além disso, as famílias doadoras e os receptores terão a oportunidade de compartilhar seus depoimentos voluntariamente no encontro.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes (CET) da Sesa, Eliana Régia Barbosa de Almeida, destaca a importância de demonstrar gratidão às famílias doadoras. Ela ressalta que a gratidão é o sentimento que melhor expressa a atitude das famílias em um momento de extrema dor.

O HGF mantém o único banco de olhos público do Ceará, o qual atua na captação, preservação e distribuição de córneas para centros transplantadores do estado e de estados vizinhos. No período de janeiro a novembro do ano corrente, o Banco de Olhos recebeu 338 córneas para análise e distribuição, de acordo com as normas do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde.

As córneas recebidas pelo Banco de Olhos passam por um processo de preparo e preservação em uma solução específica que mantém os tecidos vivos e aptos para a doação por até 14 dias. O HGF garante que atualmente há fila zero para transplantes de córneas no estado do Ceará, e qualquer pessoa com mais de dois e menos de 70 anos de idade pode se tornar um doador de córneas.

É fundamental reconhecer o gesto solidário das famílias doadoras e oferecer apoio e conforto a elas, como forma de agradecimento e reconhecimento pela atitude nobre de doar em momentos difíceis. A gratidão é o sentimento que melhor expressa o reconhecimento a essas famílias que, mesmo em situações de extrema dor, pensaram no próximo e disseram sim à doação. O Banco de Olhos do HGF funciona 24 horas por dia e mais informações podem ser obtidas através do telefone (85) 3101-7088.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo