Aumento de autuações por alcoolemia: Lei Seca é reforçada em Fortaleza para coibir motoristas embriagados.

O consumo de álcool vem se mostrando um dos principais fatores de risco para acidentes no trânsito, e os números divulgados pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) demonstram um aumento significativo nas autuações relacionadas à alcoolemia. De acordo com o balanço da AMC, o número de autuações por alcoolemia aumentou cerca de 260% em um mês, o que levanta preocupações sobre a presença do álcool no cotidiano dos motoristas.

Em outubro, 61 condutores abordados nas operações de fiscalização da AMC se recusaram a realizar o teste do bafômetro, indicando a possibilidade de ingestão de álcool. Já em novembro, o número de recusas aumentou para 218, e três testes deram positivo. Esses dados são alarmantes, e refletem a necessidade de reforço nas ações de Lei Seca para coibir práticas irregulares e promover uma mudança de comportamento dos motoristas.

Para o superintendente da AMC, Antônio Ferreira, é essencial criar uma cultura de respeito às normas de circulação viária e orientar os motoristas sobre os riscos de dirigir sob influência de álcool. O aumento da alcoolemia tem sido associado a condutas arriscadas, como o excesso de velocidade, avanço de sinal e falta de uso de cinto de segurança ou capacete, o que coloca em risco a segurança no trânsito.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um condutor que desrespeita a lei com um copo de cerveja tem três vezes mais chance de morrer em um acidente do que um motorista sóbrio. Isso porque a bebida alcoólica afeta os reflexos, diminui a vigilância e reduz a capacidade de reação do condutor.

No Brasil, a legislação prevê tolerância zero para o consumo de álcool antes de dirigir. Conduzir veículo automotor sob influência de álcool é considerado uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70, além das medidas legais adotadas pela autoridade policial em casos de concentração de álcool acima do permitido.

Os números divulgados pela AMC mostram a importância das operações de Lei Seca, que realizaram 36.856 testes de etilômetro e abordaram mais de 82 mil veículos em 860 operações de fiscalização. No total, 503 motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro e 11 apresentaram resultado positivo para presença de álcool, indicando a necessidade de um trabalho contínuo para coibir a prática de dirigir sob influência de substâncias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo